Projeto de arborização “Vilhena Mais Verde” da Prefeitura começa por marginais da BR-364 e abrangerá praças

No primeiro dia Semma plantou quase 100 mudas de ipês: etapa inicial contemplará 600 mudas no total

989

A rotatória da BR-364 com a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes recebeu hoje a primeira fase da etapa inicial do projeto “Vilhena Mais Verde”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A iniciativa da Prefeitura de Vilhena, em parceria com o setor de engenharia da Unesc e a Secretaria Municipal de Obras (Semosp), realizou o plantio de quase 100 ipês no local, de um total de 600 que estão previstas até o fim do ano, em áreas verdes das marginais da rodovia e também em praças do município.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Maziero, explica o cronograma do projeto. “Toda semana vamos plantar mais árvores em parceria com a Obras, que faz as covas, e a Unesc, que ajuda a plantar e também colabora no controle de pragas para ter menos perdas das mudas, com afastamento de insetos e pequenos animais. Vamos cobrir boa parte das marginais e também as praças com árvores frutíferas”, revela.

Participaram do início do projeto a Secretaria Municipal de Assistência Social, técnicos da Semma e também integrantes da Unesc e Semosp.

Além de combater o aumento da temperatura no microclima urbano, o projeto “Vilhena Mais Verde” deseja trazer mais visibilidade para a entrada do Estado de Rondônia com árvores bonitas e floridas, já queridas do público. A expectativa da Semma é poder integrar a ação a um projeto que em breve poderá contemplar também a construção de parques nos terrenos às margens da BR-364, dependendo atualmente apenas de aprovação do DNIT, com projeto arquitetônico já pronto e recursos garantidos.

Marcelo “Boca”, secretário municipal de Obras, comenta a importância do trabalho. “Vilhena é conhecida por ser uma cidade bela e urbanizada. Queremos fazer jus a esse apelido de ‘Portal da Amazônia’, embelezando e cuidando de nosso município. Com mais árvores poderemos também manter nossa fama de ‘Cidade Clima da Amazônia’, sempre com temperaturas amenas”, completa.

Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp da Prefeitura, 3919-7081.

Semcom

PLANTIO DE MUDAS de ipê em Vilhena dá início a projeto de arborização da cidade