Projeto da Semagri para criar feira “paralela” gera atrito com feirantes de Vilhena

Feirantes que há anos detêm a permissão para uso dos boxes da feira temem prejuízos

6311
Foto: Renato Spagnol

A proposta da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de realizar, no dia 7 de dezembro, a 1ª Feira do Produtor de Vilhena causa descontentamento entre feirantes tradicionais do município.

A ideia do secretário municipal Jair Dornelas é usar o barracão da feira do Centro para promover um evento exclusivamente para produtores que têm cadastro no Sintegra como produtor rural. Na tarde do sábado (16) mais de 100 interessados em participar estiveram reunidos no barracão para definir os detalhes. A proposta é que a feira seja realizada das 14h às 22h.

Feirantes que há anos detêm a permissão para uso dos boxes da feira alegam que a realização do evento, no sábado dia 7, para atender exclusivamente produtores rurais com cadastro no Sintegra coloca em “desajuste, desarruma e causa grave prejuízo aos feirantes”, visto que a maioria dos expositores ficaram impedidos de usar os boxes no sábado com o objetivo de iniciar as instalações para o domingo da feira livre.

O grupo recolheu assinaturas e encaminhou um abaixo-assinado ao prefeito Eduardo Tsuro (PV) com uma contraproposta. Foto: Renato Spagnol

O grupo recolheu assinaturas e encaminhou um abaixo-assinado ao prefeito Eduardo Tsuro (PV) com uma contraproposta. No documento pedem que a Feira do Produtor seja feita em um dia da semana, diferente do sábado. Eles sugerem a realização do evento no domingo após às 14h, que é quando termina a feira livre. Os feirantes ainda sugerem uma espécie de “filtro”: “que os produtores rurais cadastrem os produtos que irão oferecer na feira e que, apenas produção própria dos agricultores seja vendida no local”.

O que diz a Semagri

O secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, explica que o espaço da feira não é adequado para pernoite. “Não podemos nos responsabilizar por pessoas dormindo no tempo, lá no barracão. Infelizmente, o local é inapropriado para qualquer pessoa passar a noite”, conta.

Jair lembra ainda que o objetivo da Feira do Produtor é diferente das feiras tradicionais. No evento que passará a acontecer todos os sábados, os produtos serão oriundos apenas de agricultores familiares. “Quem quiser tomar seu caldo de cana e comer seu pastel na feira vai continuar procurando as feiras que já existem, porque esses e muitos outros produtos não serão permitidos na Feira do Produtor. É um evento a ser realizado apenas uma vez por semana que não vai prejudicar ninguém, pois os produtores e a equipe da Semagri vão realizar a limpeza após o fim do evento. Tudo isso foi definido na reunião desse fim de semana”, garante.

Dos mais de 100 produtores presentes no evento deste sábado, 16, apenas oito deles se manifestaram contra os moldes da Feira do Produtor. Jair conta também que o dia e horário não foi mudado pois, além de ter sido discutido com os que vão participar, é único dia disponível para os produtores. “Nosso foco é ter expositores que sejam agricultores familiares. Eles precisam da ajuda dos filhos, seja para organizar a exposição ou para ficar na propriedade durante o dia de feira. Durante a semana os filhos estudam e isso não seria possível. Como sábado o barracão está vazio, é o dia adequado para a feira não atrapalhar ninguém e viabilizar esse grande evento que vai atrair os supermercados, mercearias, lanchonetes, restaurantes e outros potenciais compradores de quem planta, colhe e vende em Vilhena”, completa.