Programa fornece auxílio financeiro a mais de 600 vítimas de violência doméstica em RO; veja como solicitar

Programa Mulher Protegida também fornece auxílio psicossocial e treinamentos em cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade vítimas de violência doméstica.

283

Mais de 600 vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas pelo programa ‘Mulher Protegida’ em Rondônia. Pagamentos de R$ 400 por seis meses ou parcela única de R$ 2,4 mil são ofertados a essas mulheres.

O programa é uma iniciativa voltada a proteger mulheres que são vítimas de violência doméstica, com medida protetiva de urgência ativa.

As beneficiárias recebem um auxílio financeiro e também são incluídas em programas de acompanhamento psicossocial e de treinamento em cursos de capacitação profissional, para que se tornem independentes financeiramente.

Critérios para participar

A mulher vítima de violência doméstica e familiar deve ter medida protetiva de urgência vigente (incluindo menores de 18 anos);

Estar inserida no sistema do Cadastro Único (ter renda familiar de até 3 salários mínimos);

Possuir residência e domicílio no estado de Rondônia no momento da inscrição no programa.

Como solicitar?

Mulheres que atendem aos critérios pré-estabelecidos precisam procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mais próximo ou, no caso de Porto Velho, procurar o Tudo Aqui, localizado na avenida Sete de Setembro, 830, Centro.

Nos locais será possível informar o interesse em participar do projeto e fazer a solicitação do auxílio. A mulher deve apresentar os seguintes documentos:

Documento de identificação com foto;

Cadastro de Pessoa Física – CPF;

Decisão judicial que comprova a medida protetiva;

Número do cadastro Único, a partir de 16 anos;

Comprovante de residência atualizado.

 

Por G1 RO