Porto Velho esgota capacidade de atendimento a doentes de covid-19: “Independente da condição financeira não temos mais capacidade de dar atendimento”

Rafael Augusto Oliveira, presidente do sindicato que representa os estabelecimentos privados de saúde, alertou que unidades públicas e privadas chegaram à capacidade máxima

1945

Pelo menos neste momento, sexta-feira, 5 de junho, todos os leitos de UTI reservados para pacientes atingidos pelo coronavírus em Porto Velho estão ocupados. A informação foi repassada hoje cedo por Rafael Augusto Oliveira, presidente do sindicato que representa os estabelecimentos privados de saúde. UTI’s de hospitais públicos e privados esgotaram a capacidade de atendimento.

“Chegamos no limite e independente da condição financeira não temos mais capacidades de dar atendimento”, alertou Rafael Oliveira.

Ontem, 4 de junho, o estado de Rondônia bateu um record alarmante, em 24 horas foram confirmados 745 novos casos de covid-19. Uma das poucas saídas para frear o avanço da doença é a adesão da população às medidas de enfrentamento, como hábitos de higiene e distanciamento social. Atualmente, o estado registra 194 mortes por novo coronavírus. (Veja o vídeo.)

A tendência é que doentes comecem a ser enviados para a cidade de Cacoal, definida pelo Estado como referência na covid-19 e, em seguida, para Vilhena, que há mais leitos de UTI que Cacoal. Veja no PAINEL COVID-19 o atual cenário do sistema de saúde de Vilhena.