Polícia de RO prende oito pessoas em operação de combate a crimes contra idosos

Ao todo, 491 idosos vítimas de violência foram atendidos e 31 medidas protetivas foram solicitadas desde o início da operação. Ação ocorre em todo país através da Operação Vetus II.

702

Oito pessoas foram presas em Rondônia durante uma operação da Polícia Civil para combater crimes contra idosos. A Operação Vetus II teve início no dia 15 de outubro em todo país e foi deflagrada nesta quinta (18) nos municípios de Rondônia. São investigados suspeitos de agressão e maus-tratos a pessoas da terceira idade.

A operação faz parte de uma mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Durante os dias de ação em Rondônia, as equipes realizaram:

  • 513 visitas a abrigos e residências de vítimas;
  • 491 atendimentos a idosos vítimas de violência;
  • 312 procedimentos policiais lavrados;
  • 31 solicitações de medidas protetivas; e
  • 8 prisões.

 

Esses resultados, segundo a classificação realizada pelo MJSP, deixou Rondônia na 4ª colocação em Inquérito Policial instaurados, e em 12º lugar no ranking de pessoas presas

O estado também aparece em 10° do país em atendimento a vítimas idosas e 15º em denúncias apuradas. Segundo a Polícia Civil, a operação continua em andamento.

Como denunciar?

As denúncias de casos de violência patrimonial, física, psicológica, sexual e institucional contra idosos podem ser feitas por meio do Disque 100 e 197. As ligações são gratuitas e a identidade do denunciante é preservada.

Conforme a polícia, a violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

FONTE: G1/RO