MOMENTO PET: SAIBA MAIS SOBRE A RAÇA ROTTWEILER

o Rottweiler é um protetor nato e ama a sua família, mas exige treinamento de obediência e socialização.

4473

Apesar de sua fama e a cara de cachorro mau, a raça Rottweiler pode ser uma ótima companhia e proteção para você e sua família. O Rottweiler é um cão forte, robusto e atlético que causa admiração entre os que o conhecem e temor entre os que não o conhecem. Embora ele tenha uma má reputação, essa raça quando bem educado  é um fiel companheiro!

ORIGEM

Uma das raças mais antigas, a origem do Rottweiler foi atestada dos tempos dos romanos. Criado para ser um cão de companhia, guardião e pastor de gado, os cães desta raça vieram da região dos Alpes, nos arredores de Rottweil, no sul da Alemanha, formados pela miscigenação com cães locais.

Seu nome, inicialmente, era Rottweiler Metz-Gerhund  (Cão de açougueiro de Rottweil), pois foi criado pelos açougueiros para que fosse exibido, sem nenhuma utilidade. Depois, passou a carregar os carrinhos de carne, facilitando o transporte para os próprios açougueiros.

Foi somente com passar do tempo que descobriram que o Rottweiler poderia ser um maravilhoso cão de pastoreio, cão de guarda e ideal para companhia e proteção.

No início da virada do século XX, os cães da raça quase deixaram de existir. Ainda bem que alguns criadores apostaram em continuar seu legado, fazendo com que os Rottweilers viraram os queridinhos das Américas. Alguns acreditam que a raça surgiu após o cruzamento do Pastor Alemão com Mastim.

PERSONALIDADE

O Rottweiler tem um temperamento calmo e tranquilo. É atento, obediente, valente, seguro, confiável e leal com os seus. Por isso é fácil treiná-lo e ele se ajusta bem aos diferentes estilos de adestramento canino.

Por ser uma raça versátil e inteligente, pode ser treinado para a proteção de uma família ou de uma casa, é obediente, podendo ser um cão policial, de terapia, de assistência e, inclusive, de busca e resgate, embora com essa última característica, ele não seja muito conveniente, porque as vítimas podem se assustar quando o virem.

São flexíveis e têm muita estabilidade emocional, embora possam reagir muito bruscamente se não forem convenientemente socializados desde filhotes. Por isso, nessa raça o adestramento em obediência básica é fundamental.

CARACTERÍSTICAS

Esse é um cão de grande porte. Ele chega a medir até 68 cm no caso do macho e 56 cm no caso da Rottweiler fêmea. O peso pode variar entre 35 e 68 quilogramas. Com cara de bravo, a raça tem a cabeça imensa, com orelhas bem rentes e um pouco caídas lateralmente. Podem babar um pouco, por conta dos “lábios” mais caídos. Existem duas versões da raça: o Rottweiler Alemão e o Rottweiler Americano.

Seu amadurecimento é mais lento , o que é comum nas raças maiores. Muitos exemplares só atingem seu tamanho final ao completar dois ou três anos de idade. São encorpados e apresentam forma maciça e robusta. Muito ágil e brincalhão, o Rottweiler é extremamente companheiro para quem convive com eles.

É importante que aconteça socialização com pessoas e animais estranhos, principalmente, com crianças. Sua mordida é bem forte: são 42 dentes encaixados em uma mandíbula poderosa.

Sem muitas variedades, geralmente a pelagem do Rottweiler é predominantemente na cor preta, com colorações em marrom (podendo ser puxado para o dourado). O Rottweiler branco, por exemplo, não é padrão da raça. Possuem subpelo e pelos de comprimento médio, um pouco áspero. Algumas marcações também podem ser encontradas na cor castanho.

CUIDADOS

Treinamento: 00 Caso contrário, pode se tornar muito feroz e detonar a casa.

Espaço: cachorros dessa raça requerem um espaço cercado de aproximadamente 2 metros (ou mais) para que possam se exercitar, evitando o tédio e o desenvolvimento de um comportamento bruto.

 Atenção: o Rottweiler pode ficar fora de casa e é ótimo como um cão de guarda. Mas isso não quer dizer que ele não precisa de atenção. O ideal é não o deixar sozinho por longos períodos e permitir que ele desfrute do carinho e da companhia da família, pois ele é muito apegado.

Dentes e unhas: escovar os dentes regularmente ajuda a manter a saúde bucal e evita a extração, perda ou quebra de dentes. É preciso se atentar também ao corte das unhas, pois elas crescem bastante e podem incomodá-lo.

Ração: é muito importante que cachorros dessa raça tenham uma dieta de alta qualidade enquanto filhotes para garantir um crescimento ósseo saudável e evitar problemas quando adultos, idosos ou a obesidade.