Ministério da Saúde avalia como “bobagem” e Fake News prender respiração para testar fibrose no pulmão

4480

Os infectologistas Nancy Bellei e Leonardo Weissmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia, consultados pela equipe do Fato ou Fake, são enfáticos: a mensagem é totalmente falsa.

“É falso dizer que os pulmões têm 50% de fibrose. Esta técnica citada de respirar fundo e prender a respiração não tem nenhuma evidência. Para saber se há fibrose ou não, são necessários outros exames específicos”, diz Weissmann.

“É uma bobagem essa história da fibrose”, diz Bellei.

A mensagem também diz que se uma pessoa beber água a cada 15 minutos consegue se prevenir contra o vírus. Para os especialistas, isso não faz sentido.

“É falsa também essa orientação que diz que beber água previne contra o coronavírus”, afirma Weissmann. “Que adianta engolir líquidos? Tudo bobagem”, complementa Bellei.

O Ministério da Saúde também classifica a mensagem como falsa. “O diagnóstico do coronavírus (Covid-19) é feito com a coleta de materiais respiratórios”, afirma o órgão.

De acordo com o Ministério da Saúde, o teste divulgado em vídeo pela medica vilhenense para fazer essa avaliação pulmonar não seria utilizado nem daria garantias de diagnóstico em relação a Covid-19