Governo suspende aulas na rede estadual para evitar contaminação por coronavírus

Recomendação é que as escolas se organizem para paralisar as atividades escolares a partir de terça-feira, 17. A princípio serão acatados 30 dias de suspensão, mas medida pode ser prorrogada.

5549

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) emitiu nota técnica essa segunda-feira, 16 de março, sugerindo a suspensão das aulas da rede pública estadual em todos os municípios de Rondônia, para evitar contaminação por coronavírus. A orientação que visa diminuir os riscos de proliferação da doença foi acatada pelo secretário estadual da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda, que fez o anúncio oficial da suspensão das aulas em todo Estado por 15 dias já a partir desta terça-feira, 17, podendo ser prorrogado por mais 15 dias> A medida também proíbe o trânsito de servidores nas escolas da Capital e interior, para evitar qualquer possibilidade de disseminação do vírus.

O governador Marcos Rocha irá editar decreto ainda nesta segunda. O comunicado oficial, feito durante coletiva de imprensa em Porto Velho, teve a presença do secretário da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu.

Coletiva reuniu a imprensa, na Capital, para falar sobre as medidas preventivas adotadas em Rondônia contra o coronavírus. (Foto: Secom)

Suamy ressaltou a autonomia dos municípios e da rede privada, no entanto, disse acreditar que autoridades municipais e diretores de escolas particulares devem seguir o mesmo caminho, a interrupção das atividades.

Até este domingo, 15, não foi confirmado nenhum caso de Corona Vírus no Estado, mas foram 31 notificações, sendo que 10 casos já foram excluídos e há 21 suspeitos, nos seguintes municípios: nove em Ariquemes, nove casos em Porto Velho, dois em Ji-Paraná e um caso em Vilhena.

VILHENA

O Colégio Professor Vanks de Vilhena decidiu suspender suas atividades após a confirmação de um caso suspeito do novo coronavírus entre os alunos.

O comunicado foi divulgado por meio de nota oficial, por Vanks Palhano de Macedo diretor da instituição, no final da tarde deste domingo, 15 de março. Não há informação de quando as atividades serão retomadas.

SESAU

Fernando Máximo, secretário estadual da Saúde (Sesau), disse que o Governo de Rondônia tem uma estratégia montada para o enfrentamento do coronavírus caso ele “desembarque na Terra de Rondon”. Segundo ele, a estrutura da saúde rondoniense conta atualmente com 261 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública e contratada, além de outros 90 leitos, também de UTI, que mesmo sem contrato, podem ser requisitados pelo Estado, se necessário for. Com informações da Secom – Governo de Rondônia.

 

Notícia atualizada às 16h00.