Família muda de casa e “esquece” gato cego e cachorros trancados em residência; virou caso de polícia

Vizinhos dizem que os animais foram deixados para trás há cerca de uma semana

4902
Animal resgatado. (Foto: Grupo Amor de 4 Patas)

Os moradores de uma casa no bairro do Assossete, em Vilhena, mudaram-se para um novo endereço e abandonaram no imóvel três cachorros e um gato com deficiência visual. Os vizinhos contam que os animais foram esquecidos no local há cerca de uma semana e que os cachorros sobreviveram porque foram alimentados por outros moradores do bairro. Já o gato foi deixado trancado no imóvel e ficou dias sem água e comida.

Uma animalista voluntária do Grupo Amor de 4 Patas foi comunicada do abandono e nesta terça-feira (28/01) à tarde foi até o endereço para resgatar os animais. Os cães estão bastante debilitados: em um deles, ainda filhote, apresenta quadro de desnutrição e outro está com uma pata ferida.

Os animais foram resgatados por uma representante da organização Amor de 4 Patas e levados para um abrigo para serem medicados e alimentados. Ela formalizou a denúncia na Polícia Militar Ambiental.

Os ex-moradores da residência, se encontrados, podem ser denunciados. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Cachorros sobreviveram porque foram alimentados por outros moradores do bairro

ALERTA: Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Em Vilhena existe grupos de proteção. Um deles é o Amor de 4 Patas. O grupo é formado por voluntários que buscam meios de ajudar animais abandonados ou vítimas de maus tratos. Animais resgatados pelo grupo são tratados e colocados para adoção. (Para saber mais acesse a página Amor de 4 Patas – Vilhena/ RO)