Família de idosa que morreu em Vilhena nega Covid-19 como causa

Declaração de morte assinada por um médico aponta que ela morreu por insuficiência cardíaca congestiva (ICC) provocada pela síndrome do novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2.

8841

Familiares da dona de casa Josefina Gonçalves de Oliveira, de 74 anos, que morreu nesta quarta-feira, 12 de agosto, na Enfermaria da Central de Atendimento à Covid-19, em Vilhena, contestam que a morte tenha sido causada pelo coronavírus. Um familiar escreveu ao Vilhena Notícias que a idosa foi sepultada hoje pela manhã, em caixão lacrado e sem direito à cerimônia de velório, e afirma que a morte foi por infarto. O atestado de óbito aponta que ela morreu por insuficiência cardíaca congestiva (ICC) provocada pela síndrome do novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2.

A confirmação da morte por Covid-19 foi divulgada na noite desta quarta-feira, 12 de agosto, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os relatos da família ganharam as redes sociais. O site, ao divulgar a notícia na noite de ontem, preservou a identidade da vítima, mas diante das contestações que negam a morte da idosa, em Vilhena, por complicações do coronavírus, se sentiu na obrigação de divulgar a declaração de óbito.

(A confirmação da morte em decorrência das complicações do coronavírus, foi divulgada ontem pela Secretaria Municipal de Saúde – o site conseguiu ter acesso à declaração de morte).

O Vilhena Notícias procurou a Semus. Em nota, a Secretaria informou que a idosa foi internada na Enfermaria da Central de Atendimento à Covid-19 no dia 4 de agosto. O resultado que atestou positivo para o novo coronavírus saiu no dia 6 de agosto, por meio de análise clínica-epidemiológica com apoio de exame de imagem. Portanto, caso positivo de Covid-19. Ainda em nota, a Semus disse que a paciente apresentou piora repentina nos sintomas e veio a óbito nesta quarta-feira, 12, às 10h30 da manhã.

O velório

O corpo foi liberado hoje pela manhã e sepultado no cemitério municipal Cristo Rei. A família reclama que a idosa não teve direito a um velório e enterro digno e classificou como “mentiraiada” o resultado do exame que apontou positivo para SARS-CoV-2.

Total de casos

Até às 18h30 de desta quarta-feira (12),  2.042 casos confirmados de vilhenenses, nove positivados moradores de outras cidades, 30 óbitos de vilhenenses, seis óbitos de moradores de fora e 104 casos suspeitos. Há atualmente no município 441 casos ativos de moradores de Vilhena, bem como 1.571 já recuperados e oito.