Curso gratuito de teatro em Vilhena abre inscrições nesta sexta-feira, 14, veja programação

Escola Livre de Teatro Wankabuki oferecerá aulas através de projeto do Governo Federal.

516

Vilhenenses poderão participar de curso gratuito de teatro que será oferecido pela Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW), através de projeto do Governo Federal. As inscrições começam nesta sexta-feira, 14 de junho, e vão até 15 de julho. As aulas presenciais envolverão turmas para alunos de todas as faixas etárias e introduzirão os estudantes no mundo das Artes Cênicas e suas subdivisões, com estudos teóricos e práticos, bem como exercícios de criação.

“Temos muitos ‘atores escondidos’ em Vilhena, que têm o sonho e o potencial de atuar em peças de teatro, filmes, séries, leituras dramatizadas e semelhantes. A maioria deles está apenas esperando uma oportunidade como essa, para aprender de maneira profissional os fundamentos das Artes Cênicas e colocar suas aptidões e seu talento para fora. Bom, chegou a hora”, explica a atriz, diretora teatral e coordenadora do projeto, Valdete Sousa.

A ELTW oferecerá cursos gratuitos de teatro, com local para criação e reconhecimento em que o aluno/ator entra em contato com essa arte, sua origem, desenvolvimento, técnicas e ramificações. Valdete explica que o projeto está comprometido com a arte, mas também com o entretenimento, permitindo um aprendizado que respeite o crescimento de cada um e também que possibilite a construção coletiva de conhecimento.

Serão formadas cinco turmas. Quatro delas terão como tema a “Iniciação Teatral”, divididas em horários para crianças de 9 a 13 anos (terças e quintas-feiras, das 8h às 9h), para crianças de 5 a 8 anos (segundas e quartas-feiras das 9h30 às 10h30), para jovens e adultos acima de 14 anos – Turma I (segundas e quartas-feiras das 15h às 17h) e a Turma II (segundas e quartas-feiras das 19h às 21h). A quinta turma integrará uma Oficina de Formação para Educadores, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.

As aulas começam em 29 de julho na Escola Livre de Teatro Wankabuki, na rua João Demétrio, 3517, Jardim Eldorado. Inscrições podem ser feitas pelo link: www.linktr.ee/wankabuki. Mais informações podem ser conseguidas no Instagram @eltwankabuki.

O projeto é realizado pela Associação de Teatro e Educação Wankabuki (Atew) e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), no âmbito do Programa Olhos D’água. A ELTW é um dos dois projetos contemplados em seu eixo de atividade que foram contemplados na região Norte, por meio de edital da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), do Minc.

Com histórico atuante, o Grupo de Teatro Wankabuki, mantenedor da escola, realiza atividades em arte e cultura em Rondônia há 20 anos, oferecendo à comunidade espetáculos, oficinas, leituras dramatizadas, cursos, palestras, saraus, entre outros. As ações formativas já aconteceram em escolas municipais, estaduais e espaços culturais, atendendo mais de mil pessoas na região.

Texto: Herbert Weil

Fotos: Arquivo Wankabuki

Artes: Joicy Vakiuti