Célio Batista é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena

Célio Batista foi escolhido e em votação unanime presidirá a Casa de Leis até o dia 31 de dezembro, quando se encerra a atual legislatura.

206

O vereador Célio Batista (PP), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena. A solenidade teve início às 8h00 desta terça-feira, 1º de novembro na 27ª sessão ordinária de 2016 e contou com a presença da prefeita eleita Rosani Donadon (PMDB e o vice-prefeito Darci Cerutti (DEM).

Célio Batista foi escolhido e em votação unânime presidirá a Casa de Leis até o dia 31 de dezembro, quando se encerra a atual legislatura.

À reportagem do VILHENA NOTÍCIAS, Célio Batista se disse surpreso por ter sido escolhido pelos demais colegas para presidir a Casa. “É com muita responsabilidade e ética que assumo esse cargo. Irei me reunir com o corpo administrativa desta Casa para juntos avaliarmos a melhor maneira de conduzir os trabalhos até o final desta legislatura”, declarou Célio Batista.

Além dos atuais vereadores Maria José da Farmácia (PSDB), Marcos Cabeludo (PHS), Valdete Savaris (PPS) e o próprio Célio Batista (PP), participaram da votação os parlamentares empossados nesta manhã, Antônia Elza de Oliveira Magalhães (Elza da Saúde), Helena Maria Rodrigues de Queiroz (Leninha do Povo), Heloisa Bueno Matiello, e Lucia Borba (Vera da Farmácia). As duas últimas vagas que deveriam ser ocupadas por José Cândido Gonçalves de Espíndula e Ronaldo Davi Alevato tende a se transformar em uma questão judicial, uma vez que Alevato já renunciou ao cargo, mas se substituto estaria com problemas na justiça eleitoral. Uma questão semelhante também envolve o caso de Espíndula. A assessoria jurídica da Casa analisará os casos nas próximas semanas.

Leia: Vereadores indiciados são afastados e Maria José da Farmácia é a nova presidente da Câmara

A nova mesa diretora assim se compõe: Célio Batista – presidente; José Garcia – vice-presidente (não renunciou ao cargo mesmo detido), Maria José da Farmácia – 1º secretário; Marcos Cabeludo – 2º secretário.

CONSENSO ENTRE VEREADORES

A eleição de Célio Batista para presidir o Legislativo, até o dia 31 de dezembro de 2016, foi consenso entre os parlamentares.

Os vereadores aptos a serem votados explicaram os motivos pelo qual não disputaram o cargo maior do Poder Legislativo.

Maria José da Farmácia (PSDB), que ficou como presidente em exercício por uma semana, era a favorita para continuar presidindo a Casa. Entretanto, optou por não disputar ao cargo. Segundo ele, a decisão envolveu motivos maiores e decidiu por ficar como 1º secretário. Ela enfatizou que Célio tem força e trabalho reconhecido e que fará o melhor pela Casa de Leis, embora num curto período de tempo – dois meses.

Já a vereadora Valdete Savaris (PPS) disse que por ser servidora pública municipal, ocupando o cargo de professora e ser ordenadora de despesa, preferiu por não disputar a presidência.

Por sua vez, o vereador Marcos Cabeludo (PHS) explicou que já ocupa a vaga de 2º secretário desde o início do mandato, sugeriu para Maria José continuar na presidência, mas, com a recusa,  preferiu deixar a vaga para Célio que não fazia parte da mesa.

Nota da assessoria de comunicação da Câmara Municipal.