Caminhada em prol da conscientização pelo autismo acontece hoje em Vilhena

Com aproximadamente 70 crianças autistas na rede municipal de Educação, Semed reforça convite sobre a importância da Caminhada Azul

562

Esta terça-feira (2) centenas de pessoas saem as ruas de Vilhena prol da conscientização pelo autismo. A “Caminhada Azul Pelo Autismo”, organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com pais e professores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem início às 17h. O objetivo é fazer com que o evento sensibilize o público para dar atenção aos direitos e cuidados necessários a quem sofre com o TEA. A Prefeitura e mobilizou seus professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para participar da campanha.

A caminhada acontece no mesmo dia em que é lembrado no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento começa às 17h30, com saída do semáforo da avenida Marques Henrique, percurso pela Major Amarante e chegada na praça Angelo Spadari. Aberto à comunidade, a caminhada contará com profissionais da Educação, pais de autistas e envolvidos com a causa em geral.

“Tenho quatro filhos e sei que todos os pais querem o melhor para seus próprios filhos. Nos preocupamos com isso nesta administração e sempre estamos exigindo o melhor. Durante a caminhada esperamos tocar o maior número de pessoas para que nossas crianças autistas consigam se desenvolver bem, em um ambiente acolhedor onde todos a entendem e respeitam”, contou o prefeito Eduardo Japonês.

CUIDADOS NA REDE MUNICIPAL – Atualmente em Vilhena as escolas municipais contam com 67 alunos autistas matriculados na rede. O atendimento educacional especializado é ofertado à todos os alunos inclusos no ensino regular na rede. “Todos os alunos recebem educação com atenção especial em Salas de Recurso Multifuncional (SRM). Temos mais de 400 alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) e temos investido na capacitação dos profissionais e fortalecendo o elo entre escola e família”, explica a gerente da educação especial, Rosania Lucas.

“Hoje a gente preconiza os avanços e sucesso desses alunos preparando-o para a vida. Trabalhamos focados em reeducar o olhar das pessoas para esse público pois queremos demonstrar o potencial desses alunos. Lembrar datas alusivas às lutas da pessoa com deficiência tem como premissa construir uma consciência coletiva da preservação dos direitos e respeito às diferenças”, conclui a professora Rosania ao falar da importância da Caminhada Azul.

 JOGOS PARALÍMPICOS – Acreditando no potencial do público de pessoas com deficiência, que é crescente a cada ano, e inclui vários públicos além dos autistas, a Semed estuda a realização dos Jogos Paraolímpicos Municipais já neste ano de 2019. E mais: prevê investimentos na capacitação de profissionais que trabalham com o público especial nas escolas.

 A Prefeitura, que já realizou mobilizações na data em outros anos, garante também que está aumentando o número de atendimentos clínicos em fonoaudiologia clínica, otorrinolaringologia, neurologia e outros, para somar com o Núcleo de Atendimento Profissional (NAM), que presta atendimento com psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos educacionais.