Câmara vota retirada de “Donadon” do nome de duas escolas hoje, Melki reage

Melki: Nome de escola muda, mas fica no coração daqueles que precisavam da obra e que trouxe benefícios para Vilhena.

8548

Na sessão desta terça-feira, 10 de março, os vereadores de Vilhena irão votar a alteração de nome de duas escolas municipais, a Ângelo Mariano Donadon e a Antônio Donadon, que deverão se chamar respectivamente Cleonice Batista de Jesus e Professora Penha Rosendo Leite.

A mudança está sendo proposta pela gestão de Eduardo Japonês, mediante determinação judicial. Segundo decisão da Justiça em terceira instância, o ex-prefeito Melki Donadon (2001-2004) e seu primo Marlon Donadon (2005-2008) nomearam as escolas através de decreto municipal, que não foi referendado em tempo hábil pela Câmara de Vereadores na época, o que gerou improbidade administrativa denunciada ao Ministério Público.

Agora o MP pediu ao atual prefeito que fizesse um projeto de lei com um processo administrativo que nomeasse as escolas com novos nomes. De acordo, com o MP, o ex-prefeito Melki deveria ter feito um projeto de lei, para que a Câmara na época votasse e aprovasse os nomes.

Ano passado os vereadores Samir Ali (PSDB), professora Valdete (PPS), Rafael Maziero (PSDB), Subtenente Suchi (Podemos) e Vera da Farmácia (MDB) foram contra a troca do nome da escola Dalila Donadon, pois acreditam que a homenagem era justa, e que o nome deveria ser mantido, através de um novo projeto de lei.

MELKI REAGE

Em contato com Melki Donadon, o VILHENA NOTÍCIAS ouviu do ex-prefeito que as pessoas homenageadas são pioneiras e contribuíram para a cidade, “Tem tanta coisa para ser feita em nossa cidade e ficar se preocupando com nome de escola. Eu vejo que o Antônio Donadon, meu avô, chegou aqui na década de 70 e contribuiu bastante para a cidade e lutou pela região até seu último dia”, comentou Melki.

O ex-prefeito disse ainda que o nome das escolas mudam, mas que elas ficam no coração daqueles que precisavam da obra e que se beneficiaram do que ela trouxe para a cidade. “Eles vão mudar o nome das escolas, mas não vão mudar o que elas fizeram e fazem para formação dos bons cidadãos de Vilhena”, finalizou.