2ª para adolescentes é antecipada em Vilhena, veja cronograma

Jovens de 12 a 17 anos poderão receber a segunda dose 28 dias após a primeira, a partir do próximo dia 18

1418

Após deliberação na manhã desta sexta-feira, o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde definiu calendário para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos a partir da próxima segunda-feira. A programação segue a liberação dos governos estadual e federal, tendo em vista estudos que mostram a possibilidade de antecipação com boa segurança, ainda mais com o retorno das aulas presenciais em boa parte do país, inclusive em Vilhena.

Assim, do dia 18 a 22 de outubro todos que tenham recebido a primeira dose da vacina há 28 dias ou mais poderão receber a segunda dose na Avec das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto na sexta-feira, 22, que o horário encerrará às 12h. É imprescindível que os adolescentes estejam acompanhados de adulto responsável legal e apresentem CPF, documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartões do SUS e de vacinas.

A coordenadora do Setor de Imunização, Sueli Aparecida, explica porque adolescentes precisam ser vacinados apesar de haver poucas mortes do novo coronavírus entre os mais jovens. “Sabemos que os adolescentes têm maior resistência ao vírus da covid-19, no entanto, a vacinação de todas as pessoas é necessária para que a transmissão da doença pare. Um adolescente desprotegido pode pegar a forma leve da doença e não vir a óbito, mas poderá passar o vírus para um familiar ou amigo idoso ou com comorbidades que terá maior chances de morrer. O bloqueio da cadeia transmissória depende de todos nós”, explica Sueli.

A Prefeitura de Vilhena já aplicou 103 mil doses de vacinas contra a covid-19 em Vilhena, sendo 6.702 doses em adolescentes de 12 a 17 anos.

Mais informações em tempo real podem ser conseguidas no WhatsApp da Saúde, 3322-2945.

Semcom

VACINAÇÃO PARA ADOLESCENTES visa proteção mais rápida em função de retorno presencial das aulas