Fundação Cultural realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura nesta sexta e sábado em Vilhena

Encontro reunirá diversas manifestações artísticas em busca de soluções para o estímulo da cultura vilhenense

313

Acontece nesta sexta-feira, 17, e sábado, 18, na cooperativa de crédito Sicoob Credisul, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, organizada pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV). O evento contará com a presença de autoridades e artistas locais, para discussão de abertura de projetos e ideias para o fomento da Cultura do município de Vilhena.

França Silva, presidente da FCV, aponta que tudo o que será debatido, foi elaborado através de reuniões setoriais. “A Conferência vem sendo preparada desde o ano passado, ainda mais devido a pandemia, pois inúmeras ações foram adiadas, e tivemos que pensar em métodos para nos reinventar. Desde então, ideias foram moldadas para atender a todo plano artístico e cultural da nossa cidade e será isto que vamos abordar no nosso encontro”, destaca França.

A ação ocorre após a realização do projeto preparatório “Conversas Culturais”, que realizou reuniões com diversos grupos de artistas e segmentos culturais, onde tópicos foram levantados para o desenvolvimento da Cultura no município e que agora serão discutidos no evento. A FCV aponta que durante a pandemia os encontros aconteceram apenas via internet, através de salas de bate-papo online, sendo através de lá, o surgimento de conceitos e propostas.

Dentre as ideias abordadas, estiveram a discussão do Plano Decenal de Cultura, a possibilidade da formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a abertura do Fundo Municipal de Cultura, estruturação da Galeria de Arte, além de reuniões que trataram de arquitetura, literatura, artes visuais, música, artesanato, dentre outras ações.

PROGRAMAÇÃO – A programação da Conferência começa nesta sexta-feira, 17, com o credenciamento às 18h, coffee break e abertura. Na sequência, já às 19h30, acontecem apresentações artísticas de boas-vindas, sucedidas de votação do Conselho Municipal de Política Cultural.

No sábado, 18, após coffee break e abertura oficial, às 9h15 começa a mesa redonda com tema da conferência, seguida pela eleição dos delegados para a conferência estadual. Às 14h os trabalhos são retomados para definição do plano decenal, leitura da ata às 16h30 e apresentação artística de encerramento às 17h, com coffee break no fechamento da conferência.

Semcom

CONFERÊNCIA SERVIRÁ COMO passo importante para a retomada das atividades culturais em Vilhena