Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial será realizada no próximo mês

Ação visa o debate para a batalha contra o racismo e a intolerância religiosa

306
ATIVIDADES INSTIGAM o espaço e o direito do negro na sociedade

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), realizará no próximo dia 4 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores, a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O encontro terá o tema central voltado ao “enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa”.

“Tivemos muitas ações no último ano, como os debates na Semana da Consciência Negra e roda de conversas online, agora estamos organizando a nossa conferência. Será durante todo o dia 4, começando as 7h e indo até as 19h, convidamos toda a comunidade para prestigiar e participar. Vai ser um dia muito produtivo, para debatermos métodos de enfrentamento ao racismo e às outras formas de discriminação étnico-racial, além da discussão de políticas públicas para conscientizar e prevenir sobre os crimes de injúria racial”, aponta Márcio Kavitski, presidente do Compir.

A Prefeitura de Vilhena apoiará o evento, dando o suporte necessário para estas ações em prol da comunidade. O conselheiro do Compir, Odair Belarmino popularmente conhecido como Kisuco, aponta que a conferência, tratará de diversos tópicos que se tornaram de suma importância nos últimos anos.

“Cada vez temos que levantar estes temas, ainda mais em um mundo que de forma recorrente prega muita odiosidade nas redes sociais. Vamos conversar sobre o acesso à justiça, denúncias, instrução de inquéritos e punições relacionadas aos crimes de ódio em razão da raça e etnia, além de debatermos sobre a liberdade e o respeito às manifestações religiosas. Também traremos para a pauta o impacto da pandemia sobre a população negra. São temas importantes para discutirmos, para que um futuro, possamos ter uma igualdade de oportunidades”, aponta Kisuco.

MAIS AÇÕES – Os membros do Compir também participarão da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada entre os dias 2 a 4 de março, na capital do Estado e que abordará o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”.