Concurso do IBGE suspenso; Vai ter reembolso da inscrição?

Pelo cronograma inicial, as provas ocorreriam nos dias 18 e 25 de abril.

256

O concurso do IBGE 2021 está suspenso. O que acontece com quem se inscreveu? Existe nova data? Vai ter reembolso da taxa de inscrição para o concurso? O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) suspendeu, no início de abril, as provas do concurso para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo Demográfico de 2021, e dúvidas como essas surgiram entre os candidatos. A decisão de suspensão foi tomada por causa do corte de 96% nos recursos previstos no Orçamento do governo federal para a realização da pesquisa. O IBGE inicialmente afirmou que o concurso estava cancelado. Após a publicação desta reportagem, porém, o órgão disse que o concurso “ainda não foi definitivamente cancelado” e que o IBGE aguarda o desenrolar de uma decisão do STF.

O processo seletivo oferecia 204.307 vagas temporárias em 5.297 municípios do país, por meio de dois editais (nº 01/2021 e nº 02/2021). Pelo cronograma inicial, as provas ocorreriam nos dias 18 e 25 de abril. Concurso IBGE 2021 segue suspenso mesmo com decisão do STF Na semana passada, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), acolheu um pedido do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e determinou que o governo federal realize o Censo em 2021. Mello enviou o caso ao plenário virtual da Corte, para análise dos demais ministros.

O IBGE afirmou que, por enquanto, a decisão do STF não alterou o panorama: o Censo 2021 está suspenso. O Assibge (Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE) afirma que a realização da pesquisa neste ano ficou inviável, já que foram perdidas etapas de preparação para o levantamento. Na semana passada, o novo presidente do órgão, Eduardo Rios Neto, disse que o IBGE está preparado tecnicamente para realizar o Censo em 2021, “a depender das condições sanitárias” e da recomposição do Orçamento. Leia a seguir tudo o que você precisa saber sobre a suspensão do concurso do IBGE 2021.

Vou receber a taxa de inscrição de volta?

O IBGE ainda não definiu se vai ou não devolver as taxas, porque o Censo não foi definitivamente cancelado. Se for mesmo cancelado, o edital não determina um prazo específico para reembolsar os candidatos. Se o concurso for cancelado agora, depois terá novo período de inscrições? Se o concurso for cancelado, haverá um novo edital quando ele for retomado, segundo o IBGE. Nesse caso, todos terão a oportunidade de se inscrever dentro do novo período estabelecido.

Haverá outro edital para o concurso do IBGE?

Por enquanto, vale o atual edital do concurso. Se o cancelamento se confirmar, o IBGE abrirá um novo edital quando for definida a realização do novo Censo, em 2022. Há uma previsão de quando o concurso será realizado? Não. Segundo o IBGE, como não há recursos previstos no Orçamento, o Censo de 2021 e o concurso estão inviabilizados. Há uma data para o IBGE decidir se o concurso será feito? Não. O IBGE informou que aguarda o desenrolar da decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, para definir o que fazer.