
Ato falho. Esse é o termo usado por especialistas para classificar o que aconteceu com Fátima Bernardes durante uma transmissão ao vivo nesta sexta (17). Em vez de falar o nome do namorado, Túlio Gadelha, escapou um “Wi?.” do ex marido William Bonner. A internet não perdoou, lógico.
Calma! Não quer dizer muita coisa
Todo mundo já conheceu a mãe que cita três gerações de filhos e sobrinhos até acertar o nome certo. Quando é com o parceiro amoroso, a coisa pode ficar um cadinho mais complicado. É o que assegura a psicóloga comportamental Ellen Senra. “É bem difícil de ser perdoável”, palpita. “Por isso, é importante tentar entender porque esse ato falho foi cometido; apesar disso, não sei se há uma explicação boa o suficiente para conseguir o perdão imediato”, analisa.
Isso quer dizer o nome de outra pessoa significa que está rolando sentimentos? Não exatamente. “Pode ser que tenha sentimentos, mas também que o nome tenha sido citado numa conversa próxima, por exemplo, e aí, a pessoa acaba trocando. Isso não demonstra necessariamente interesse pela pessoa”.
De qualquer jeito, costuma render uma DR.
O que é o ato falho
Muita gente pode achar que o ato falho significa que a pessoa está pensando em outra coisa — ou no ex — e acaba soltando o nome errado sem querer. Não é bem verdade, mas também não é totalmente mentira.
O norte-americano Benjamin Bergen, professor de ciências cognitivas e autor de um livro que estuda a relação entre o cérebro, comportamento e os palavrões, explica que o ato falho pode, sim, significar um pensamento reprimido.
Mas só é possível descobrir a “emoção presa” na terapia. Na maioria das vezes, o ato falho tem motivos bem mais simples.
“No entanto, quando cometemos erros de fala, é mais provável que eles sejam inócuos, pois nossos cérebros têm um monitor interno que percebe o que estamos prestes a dizer e pisa no freio se for algo que é tabu”, afirma.
O especialista explica que os erros podem ser causados por fadiga, cansaço, estresse e outras interferências emocionais. O programa de Fátima deve ser retomado após ser interrompido pelo novo coronavírus — o que pode explicar o ato falho.
Ela e Bonner viveram 26 anos casados. Em 2016, os dois se separaram. Em novembro de 2019, Fátima e Túlio completaram dois anos de namoro.
e a fatima bernardes que foi falar do namorado túlio e soltou um “william” tadinha kkk pic.twitter.com/MvZ4jy4edZ
— luscas (@luscas) April 17, 2020
Até Bonner já cometeu “ato falho”
Em dezembro do ano passado, Bonner cometeu um ato falho ao noticiar um eclipse solar. Em vez de “lua”, o jornalista falou “lula” durante o Jornal Nacional. As redes sociais zoaram e disseram que Bonner estava pensando no ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
“Milhões de terráqueos, que vivem na Ásia, puderam testemunhar o eclipse solar anular. A lula…A lula (risos). A lua se posicionou entre a terra e sol formando uma borda de fogo”, noticiou Bonner, que riu do próprio engano, assim como a colega Renata Vasconcelos.
FONTE:UOL










