Curta-metragem de produtores vilhenenses é selecionado em concurso nacional

O documentário “Os Nambiquara e o Ritual da Menina-moça”, já conta com mais 4 milhões visualizações na internet e será exibido na TV Câmara

608
Produtores Marcio Guilhermon, Andréia Machado e Washington Kuipers. (Foto: Divulgação)

Os produtores culturais vilhenenses Marcio Guilhermon, Washington Kuipers e Andréia Machado receberam com muita alegria a notícia de que o vídeo documentário “Os Nambiquara e o Ritual da Menina-moça” produzido por eles foi selecionado no 3º Concurso de Documentários da TV Câmara.

O documentário tem a duração de 27 minutos e retrata o ritual da menina-moça praticado há muitos anos pelos indígenas Nambiquaras que povoam Rondônia.

O curta-metragem foi produzido em 2018, em Vilhena e contemplado com o prêmio de vídeo documentário “Lídio Sohn” do Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Os produtores culturais fazem parte do Ponto de Cultura e Mídia Livre Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica (ACEMDA) e trabalham há mais de 10 anos com a realização de projetos culturais para a valorização da cultura amazônica.

Publicidade


Andréia Machado ressaltou que o grupo ficou muito feliz em ter a obra selecionada no 3º Concurso de Documentários da TV Câmara que tem como objetivo mostrar a atual produção brasileira de documentários.

“Foram selecionados 30 documentários de todo o país, sendo que na Região Norte apenas três foram contemplados e ficamos muito contentes em ser um dos selecionados, pois é um reconhecimento do nosso trabalho”, ressaltou Andréia Machado.

Marcio Guilhermon ressalta que o filme que retrata o ritual da menina-moça é muito importante, pois marca o rito de passagem da vida das meninas para mulher, onde toda a aldeia se junta para comemorar essa nova fase da vida delas, para que jamais se esqueçam quem são e a que povo pertencem, mantendo viva a cultura Nambiquaras. “Por seu valor histórico e cultural foi muito importante realizar o vídeo documentário para retratar e preservar a memória dessa festa que encanta indígenas os rondonienses”, salientou Marcio Guilhermon.

Já Washington Kuipers lembra que documentário “Os Nambiquara e o Ritual da Menina-moça”, já conta com mais 4 milhões visualizações na internet e será exibido com destaque na programação da TV Câmara. “A premiação nos motiva a continuar a trabalhando e já temos projetos para outras produções que  valorizem a cultura amazônica”, finalizou Washington Kuipers. (Assista abaixo o vídeo documentário.)

 

Comentários