A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou o edital de convocação unificado de 6ª chamada para matrícula no curso de Medicina, para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2026 (2026.2). A convocação abrange as vagas de ações afirmativas, cotas e ampla concorrência ofertadas no PS UNIR 2026.
Também foi publicado o edital de 6ª convocação para as Bancas de Heteroidentificação, Validação e Verificação para os candidatos aprovados para as vagas de cotas e ações afirmativas.
Veja aqui a lista dos candidatos convocados para as bancas.
| Atenção! Em razão do ingresso no 2º semestre letivo de 2026, os candidatos convocados poderão ter a sequência de disciplinas reorganizada. |
Como fazer a matrícula?
A matrícula deve ser realizada exclusivamente de forma on-line, no período de 8 a 10 de agosto, pelo Portal processoseletivodiscente.unir.br/discente.
Os candidatos devem enviar a documentação exigida conforme orientações do edital de convocação. Para acessar o sistema, deverá utilizar o CPF como login e a mesma senha cadastrada no momento da inscrição no processo seletivo.
Veja aqui o tutorial de matrícula com instruções de acesso e envio da documentação.
Homologação das matrículas e recursos
Caso sejam identificadas pendências durante a análise preliminar, o candidato deverá reenviar os documentos (ressubmissão) no dia 13 de agosto.
O resultado preliminar das análises de matrícula e das bancas de heteroidentificação será disponibilizado ao candidato no Portal de Matrículas, no dia 14 de agosto. No caso de matrícula indeferida (não homologada), o candidato poderá apresentar recurso no período de 15 a 16 de agosto exclusivamente pelo sistema. O resultado da análise dos recursos será divulgado no dia 16 de agosto.
Heteroidentificação
Paralelamente às matrículas também será realizada a etapa de heteroidentificação, além dos procedimentos de validação e verificação das informações prestadas pelos candidatos que concorrem às vagas de cotas e ações afirmativas em Medicina.
As bancas atuarão entre 11 e 12 de agosto, por meio da análise da documentação exigida no ato da matrícula e de outros procedimentos detalhados na convocação.
Cronograma resumido – matrículas em 6ª chamada
- Publicação da convocação: 07/08
- Envio de documentação: 08/08 a 10/08
- Ressubmissão de documentos: 13/08
- Análise final: 14/08
- Homologação das matrículas: 17/08
- Período de recursos: 15/08 a 16/08
- Resultado dos recursos: 16/08
Aulas
Os candidatos que tiverem a matrícula homologada ingressarão nos cursos no segundo semestre letivo deste ano (2026.2), que teve início no dia 5 de agosto, conforme o calendário acadêmico da UNIR.
Após a realização da matrícula, o aluno deverá procurar a coordenação do seu curso para mais informações. Veja aqui a lista dos cursos de graduação da UNIR com seus respectivos sites e canais de contato.
Atendimento ao candidato
Dúvidas sobre o processo seletivo, matrícula ou outras etapas podem ser esclarecidas pelo Serviço de Orientação ao Usuário (SOU UNIR), pelo WhatsApp: (69) 2182-2016 ou e-mail: sou@unir.br.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Portal de Editais da UNIR, com acesso a todos os documentos referentes ao PS UNIR 2026.
| PS Medicina – 6° Chamada – Notas ENEM |
| PS Medicina – 6 ° Chamada para Bancas de Heteroidentificação, Validação e Verificação – Notas ENEM |









