As empresas digitais e os aplicativos dos empreendedores online

604

A concorrência entre as lojas online nunca foi mais intensa do que na atualidade. O nascimento de novos espaços de e-commerce tem alterado toda a dinâmica de trabalho digital e feito com que muitas marcas não consigam permear o mercado e chegar ao público desejado. Apesar disso, continuam a sair ferramentas e aplicativos destinados aos empreendedores. Venha conhecer alguns desses aplicativos.

Hoje em dia, a criação de lojas online é uma tendência de mercado. Esta é gerada, não só pela grande facilidade na criação deste tipo de negócio, mas também porque o próprio consumidor começa a preferir fazer as suas compras online e impulsiona o aparecimento de novas lojas dentro do setor.

No entanto, ainda que a facilidade seja imensa, outra realidade, menos positiva, acompanha a tendência: a criação de mais e mais empresas digitais torna o mercado digital altamente saturado, o que dificulta a sua permeabilidade. As lógicas da concorrência entre as lojas online é, pois, mais intensa hoje do que alguma vez tenha sido.

Para Criar um comércio electrónico não é, por isso, apenas entrar num mercado em expansão clara, a nível internacional. É, também, aceitar que você está entrando num mundo de desafios, onde não é tão simples chegar nos públicos como anteriormente.

Por isso mesmo, mais do que nunca, para que uma ideia possa ser transformada num negócio, é necessário que se pensem claramente quais os passos essenciais a dar, tanto no que diz respeito à criação da marca, como à gestão logística, marketing e conteúdos.

Hoje em dia, o empreendedor de uma loja online precisa garantir que aproveita as ferramentas disponíveis para que o sucesso da sua loja possa se alavancar nelas e criar dinâmicas que propiciem o sucesso no mundo online.

Existem, na atualidade, vários aplicativos que você pode utilizar e que irão ajudá-lo a contrariar as lógicas do mercado e a atingir o sucesso. Conheça, então, esses aplicativos e ferramentas, para saber de que forma eles podem ajudar em todo esse processo.

1. Geradores online

Se você está dando os primeiros passos na criação da empresa e precisa de criar uma identidade bem forte para a sua marca, pode aproveitar os geradores online que sites como a Oberlo têm à sua espera.

Quando falamos de criação de identidade, falamos de aspectos como o nome, o slogan ou o logotipo: elementos que farão a diferença para garantir que conseguirá chegar aos consumidores e criar interesse junto deles.

2. Formas de armazenamento

Hoje, a melhor forma de garantir que tem todos os seus documentos e ficheiros bem seguros e à mão é tê-los na cloud.

Um bom exemplo de um aplicativo que faz isso é a Dropbox, uma app através da qual você pode guardar e partilhar os seus documentos. Inicialmente gratuita, essa app pode ser expandida com custos baixos, permitindo que aloje todos os seus ficheiros.

Uma das vantagens desse tipo de aplicativos é que a sincronização é automática e permite que aceda aos documentos através de qualquer um de seus dispositivos.

3. Conversação e análise

Quando falamos de conversação com os clientes e de análise dos dados provenientes das estatísticas desses contatos, é impossível não mencionar o novo WhatsApp Business.
Esse aplicativo foi criado para que as empresas e os empreendedores tenham um maior leque de opções, que facilitam a conversação entre os clientes e a marca.

4. Criação de notas e lembretes

O Evernote é um aplicativo que serve para criar notas bem completas, que podem até incluir links ou ficheiros de áudio e imagem.
Esse aplicativo permite que crie notas onde quer que esteja e que esteja sempre pronto para a criação de novos conteúdos para a sua loja online.

5. Promoção do networking

O famoso aplicativo MeetUp nasceu para que as startups e as novas empresas consigam encontrar um espaço comum, baseado nos interesses e nos setores de trabalho, para que possam trabalhar em rede, umas com as outras.

Esse aplicativo permite que as empresas possam encontrar, com maior facilidade, consumidores e também parceiros e patrocinadores.

6. Gestão de dados pessoais

Numa empresa a criação de emails, sites, redes sociais e muitos outros espaços na Internet pode obrigar a que se criem diversas palavras-chave distintas, das quais poderá ser difícil que o empreendedor se recorde sem ajuda.

Para ajudar com isso, existe o aplicativo 1Password, onde podem ser armazenadas as senhas e os códigos da empresa, com toda a segurança.

Assim, decorando simplesmente a senha do 1Password passará a ter acesso a toda a informação sobre as restantes senhas e códigos de que necessita, evitando os regulares esquecimentos.

7. Gestão financeira

A matemática é fundamental para os negócios. Ela permite perceber quanto gasta, quanto ganha e qual é, efetivamente, seu lucro ou prejuízo.

O aplicativo Expensify ajuda nesse tipo de gestão, sendo que permite até que vincule cartões à app, para uma gestão mais imediata e eficaz.