Órgãos de trânsito em Vilhena fazem carreata alusiva ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”

Veículos e motocicletas passaram pelas principais vias da cidade buscando a conscientização para reduzir o número de vítimas em acidentes

650

Nesta quarta-feira os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) realizaram uma carreata nas principais vias de Vilhena, para atentar a população sobre o alto número de acidentes com vítimas fatais, buscando a conscientização e um trânsito seguro. O evento foi em alusão ao “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”, lembrado em 21 de novembro.

Estiveram presentes na ação membros da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A carreata durou pouco mais de uma hora e passou pelas principais vias da cidade, usando um veículo de som alertando e conscientizando a população. Roccio Aires, secretário municipal de Trânsito enfatiza o intuito da carreata. “Este é um dia fundamental para mostrarmos para a população que o trânsito é algo sério e pode matar. Perdemos muitas vidas de vilhenenses nos últimos anos através de imprudência no trânsito, e com mais cuidados, este número poderia ser bem menor. Se todos procurassem pensar no próximo, teríamos uma Vilhena mais segura para quem trafega em nossas ruas”, destaca o secretário.

Gustavo Ozeika, chefe do Detran em Vilhena, explica o motivo de um veículo acidentado fazer parte da carreata. “O veículo que levamos foi de um acidente ocorrido aqui em nossa cidade, onde felizmente não houve uma vítima fatal, mas a estrutura ficou totalmente destruída. Todo e qualquer descuido ou desatenção pode causar uma tragédia. A imagem impacta, mas ajuda a entender que devemos sempre ter cautela ao dirigir ou pilotar”, finaliza Ozeika.

Veja todas fotos da carreata através do link www.bit.ly/CarreataVilhena. Na manhã desta quinta-feira, 25, será realizada uma blitz educativa na rotatória próxima ao posto Cavalo Branco, onde serão distribuídos panfletos, além de orientações a motociclistas e motoristas que passarem pelo local.

De acordo com o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os principais são excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.

Semcom

ÓRGÃOS SE UNEM para buscar um trânsito mais seguro em Vilhena: 90% dos acidentes são por falha humana, aponta estudo