Pepino gigante é encontrado em Ariquemes

513

O aposentado Lothario Schrammel, dono de uma pequena horta caseira, no Bairro Parque das Gemas, na cidade de Ariquemes, se assustou com o aparecimento de pepinos gigantes em meio às hortaliças.

Schrammel, morador de Ariquemes há 32 anos, nove deles na cidade, mantém uma horta familiar como hobby no quintal de sua casa. Na última colheita de pepinos, seu Lothário encontrou um exemplar de 15,5 kg.

Na horta caseira do senhor Lothario, além das verduras como couve, vagem de feijão, abóboras, tem plantação de banana prata e muitas flores, como dália, perpétua, rosas e begônia. O proprietário da horta doou o pepino para a Secretaria de Agricultura. O secretário Adelino Follador, vai encaminhar os produtos à Embrapa para que seja feita uma pesquisa sobre a semente.

Pepinos graúdos são comuns na horta de Schammel. Normalmente eles chegam a 6 kg. Mas, segundo ele, esta é a primeira vez que nasce um quase três vezes mais pesado que o “normal”. A semente dos pepinos gigantes foi um presente de um amigo, o professor de matemática Zênio Hermann. Após 60 dias começou a colher pepinos de 6 kg, “Além de fazermos salada, fazemos doce em pedaços e afogadinho de pepino”, conta.

O secretário de Agricultura, Adelino Follador, vai tirar as sementes do pepino gigante para fornecer para outros chacareiros. Ele quer testar se as sementes continuarão rendendo “grandes frutos”. Adelino aproveitou a deixa para incentivar a produção de hortas caseiras. “É sempre bom destacar a importância de uma horta caseira, para o consumo familiar. Principalmente porque a pessoa sabe a qualidade do que está chegando a sua mesa”.