Em sessão ordinária, Rafael Maziero cobra um centro especializado em traumas

Vereador ressalta que este tipo de unidade ajudaria a desafogar o Hospital Regional

577

Na sessão ordinária do dia 16 de outubro, o vereador Rafael Maziero usou a tribuna para falar de mais uma situação preocupante na saúde. O parlamentar defende a criação de um hospital ou centro especializado em urgências e traumas, já que o Hospital Regional, que atende Vilhena e região, não possui o número de leitos ideal em proporção ao número de habitantes.

De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério de Saúde, a média é de 4 leitos a cada mil habitantes. Vilhena conta com 200 leitos do Hospital Regional e 16 do Hospital Bom Jesus, ou seja, pouco mais da metade do mínimo indicado só para atender à população de Vilhena. O atendimento do Regional não se limita ao município, recebendo pacientes das cidades vizinhas e até do Mato Grosso.

“Em Vilhena, o número mínimo de leitos deveriam ser 400, isso apenas para dar conta da população da cidade. Hoje temos 216, contando com os leitos do hospital Bom Jesus. A cidade possui um alto índice de acidentes e um centro especializado em traumas desafogaria o fluxo regional”, afirmou Maziero.

 

Fonte: DICOM – Câmara de Vilhena