Sobe número de denúncias contra empresa de consórcios suspeita de aplicar golpes em Vilhena

Para os denunciantes, o que seria uma ótima proposta para quem compra um consórcio, logo se transforma em frustração

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Foto: Renato Spagnol

Somente na última semana duas pessoas registraram queixa, na Polícia Civil, contra a Multimarcas Consórcios, alegando terem sido vítimas de golpe. As primeiras denúncias surgiram em outubro. De lá para cá, cerca de 20 consorciados procuraram a polícia para registrar boletins de ocorrência contra a Multimarcas.

Consórcio normal

Segundo a polícia, há uma característica comum em todas as queixas. Os denunciantes alegam que a empresa garante que o cliente vai ser beneficiado (contemplado) no primeiro ou no segundo sorteio do consórcio, porém, essa garantia fica só na palavra e não é transcrita no contrato. Para a polícia, a empresa pode estar cometendo fraudes ao prometer contemplar clientes com cartas de crédito, mediante o pagamento de vultuosas entradas.

Ao Vilhena Notícias, a Polícia Civil confirmou que abriu procedimento para apurar as práticas da empresa, que possui agências em outras três cidades no Estado, incluindo a capital Porto Velho. Em sua página na internet a empresa anuncia a venda de consórcios de veículos, imóveis e serviços para pessoas físicas ou jurídicas, com autorização e fiscalização do Banco Central do Brasil.

Outra ação contra a empresa, a partir de denúncias recebidas, pode ser tomada pelo Procon do município. O órgão poderá enviar as reclamações dos consumidores ao Ministério Público de Rondônia (MP-RO) com pedido de instauração de inquérito civil, por entender que a prática da empresa traz prejuízo financeiro coletivo ao consumidor.

A Multimarcas nega irregularidades em suas transações.

Alerta

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Deccon), em Rondônia, diz que o consumidor precisa ter cautela na aquisição de consórcios contemplados. O órgão “orienta os consumidores que desconfiem quando a empresa prometer ou vender algo, e não deixar o cliente ler o contrato. Outra dica é “desconfiar quando a empresa orientar você a mentir ao passar informações pelo telefone que não condiz com aquele produto ou serviço que ela está comercializando”.

É preciso ainda, antes de fazer qualquer pagamento e assinar um contrato, certificar-se da idoneidade da empresa. Para isso, o consumidor pode usar a internet para pesquisar sobre a idoneidade daquela empresa que vai contratar o serviço.

Uma ferramenta pratica é o site Reclame Aqui. Ele registra as reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. O site oferece serviços gratuitos, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas.

Em uma rápida pesquisa no portal Reclame Aqui na internet o Vilhena Notícias encontrou quase 600 queixas contra a Multimarcas Consórcios nos últimos 12 meses de 2019. As reclamações têm origens de vários Estados, onde a empresa possui representantes.

No ranking de 0 a 10 disponível para avaliação, a Multimarcas tem nota 3.8 e é classificada como não recomendável.