Criança de origem indígena morre no HR; foi feito exame para coronavírus

6021

A secretária de Saúde (Semus) de Vilhena confirmou por meio do boletim diário CORONAVÍRUS (COVID-19), nesta quinta-feira, 2 de abril, a morte de uma criança indígena que estava internada no Hospital Regional. A criança deu entrada na unidade com quadro de insuficiência respiratória, por isso, se enquadra nos casos suspeitos do novo coronavírus. Foi feita a coleta de exame e o resultado deve sair nos próximos dias. Segundo a Prefeitura, o Ministério da Saúde está monitorando criteriosamente todas as mortes por problemas respiratórios, uma das complicações mais graves da Covid-19.

Ainda no boletim a Semus informou que dois novos casos suspeitos de coronavírus foram identificados até 18h15 de quinta-feira na cidade. Uma delas, é a criança de origem indígena.

Dessa forma, Vilhena tem agora 9 casos suspeitos e 8 descartados, até o momento. Nenhum paciente está internado com suspeita de coronavírus, assim como não há nenhum caso confirmado de Covid-19 na cidade.

A outra criança suspeita é monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde e permanecerá em isolamento domiciliar enquanto for necessário.

O exame do paciente de 73 anos que veio a óbito no Hospital Regional de Vilhena, que também acabou sendo enquadrado como caso suspeito devido ao protocolo do Ministério da Saúde, resultou negativo para Covid-19.

O Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Vilhena se reuniu na tarde desta quinta-feira, por meio de videoconferência, e deliberou sobre novas flexibilizações ao comércio. Um avanço que passa a valer para esta sexta-feira, 3 de abril, é a liberação, às atividades descritas no inciso I do artigo 23, de manter funcionando o setor financeiro para recebimentos de boletos, faturas e valores devidos pelos clientes, observadas as regras de distanciamento e assepsia.

Ao mesmo tempo o Comitê incluiu recomendação de ampliação do horário de funcionamento aos estabelecimentos comerciais de alimentos, a fim de evitar aglomerações.

O Boletim do Governo do Estado publicado na noite desta quarta-feira revelou que Rondônia tem 10 casos confirmados e agora soma 493 descartados e 162 aguardando resultados. O Estado continua tendo registrado, até o momento, somente uma morte por Covid-19, em Porto Velho. No entanto, nesta quinta-feira, houve também registro de uma internação de pessoa com Covid-19.

 

Fonte: Com informações da Semcom/VHA