Coronavírus: Em Chupinguaia, churrascada com cerveja gelada e música vira caso de polícia

Festança foi registrado no sábado, 4 de abril, no bairro Jardim Acácia. Uma mulher de 22 anos foi detida.

10896

A ordem foi dada pelo governador Marcos Rocha 21 dias atrás e reforçada neste domingo, 5 de abril, com a publicação do Decreto n° 24.919. Nada de festinhas e aglomeração de pessoas em locais públicos ou privados. Qualquer encontro com mais de cinco pessoas já é uma festa, e isso está proibido.

Essa determinação faz parte do conjunto de medidas adotadas para conter a pandemia do coronavírus no Estado, mas nem todo mundo quer segui-las.

Na pacata Chupinguaia, município com poucos mais de 11 mil habitantes no Cone Sul de Rondônia, um grupo de amigos decidiu encarar o isolamento social como férias e marcou pelo WhatsApp uma churrascada com cerveja gelada. E não faltou música.

O dono da casa disse que tomou cuidado para não chamar a atenção dos vizinhos, no entanto, o volume do som subiu e o cheiro de carne assada se espalhou pela vizinhança, assim como a algazarra dos convidados.

No curso da festinha um telefonema anônimo chegou à central da Polícia Militar da cidade. Era alguém denunciando o festão que estava acontecendo na casa de número 518 da rua G10, no Jardim Acácia. Foi questão de minutos para que a polícia chegasse ao endereço e colocasse fim à farra. Os militares disseram que tinham recebido uma denúncia de aglomeração e que era hora de acabar com a festa. Pedido atendido, mas o trabalho da PM continuou.

Em meio aos convidados foi encontrado um bebê de 11 meses sem a mãe. Uma convidada da festa segurava a criança no colo. À polícia, a mulher disse que a mãe do bebê havia saído e que logo voltaria. O que não aconteceu. A PM acionou o Conselho Tutelar que conseguiu localizar o pai da criança e, horas depois, a mãe. A mulher de 22 anos estava em casa. Ela foi levada para o quartel da Polícia Militar e foi denunciada por abandono de incapaz. O caso é investigado pela Polícia Civil e a mulher pode perder a guarda da criança.