Obra sobre a formação histórica de Rondônia foi lançada por docentes da UNIR

O livro estará disponível via e-mail

161

O novo livro sobre a formação histórica de Rondônia intitulada “Do Território do Guaporé ao Estado de Rondônia: Geopolítica, eleições e mudança de elites na Amazônia” é a mais recente obra de Dante Ribeiro da Fonseca em parceria com João Paulo Saraiva Leão Viana, ambos docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde atuam respectivamente nos departamentos de História e Ciências Sociais.

A obra é composta por duas partes e seis capítulos, distribuídos por 476 páginas. Na primeira parte, intitulada “A longa ocupação do território e as configurações político/administrativas”, é historiado o processo de ocupação colonial da Região Norte desde o Período Colonial até o Segundo Reinado, situando as principais propostas de divisão territorial do Brasil durante a Primeira República. Os últimos capítulos dessa parte tratam do surgimento do Território Federal do Guaporé e a dinâmica política que se estabeleceu nessa unidade administrativa até o Golpe Militar de 1964. Na segunda parte, intitulada “Eleições e mudança de elites políticas em Rondônia”, são analisadas as quatro décadas de competição eleitoral majoritária no território e a mudança na elite política, após a instituição do estado de Rondônia.

Aos interessados, o livro estará disponível à aquisição a partir da semana corrente pelo e-mail livrosrondoniana@gmail.com.

 

FONTE: UNIR