Veja o resultado da enquete para vereador em Vilhena

204

O VILHENA NOTÍCIAS realizou uma enquete com seus internautas através da internet, entre os dias 23 e 29 de julho com o objetivo de saber quais candidatos a vereador na cidade tem a preferência dos visitantes do VILHENA NOTÍCIAS.

Com mais de 3.500 participações a enquete bateu o record de participações no site. Serão realizadas mais duas enquetes com o mesmo objetivo para saber a progressão dos candidatos.

É importante frisar que o sistema da enquete grava “cookies” e registra o IP dos votantes, para que os resultados não sejam manipulados, dificultando assim, que um visitante vote mais de duas vezes, poém, o sistema não é 100% seguro.

AVISO AOS NAVEGANTES

A PRESENTE ENQUETE TRATA-SE DE MERO LEVANTAMENTO DE OPINIÃO E NÃO PESQUISA ELEITORAL, ou seja, de um levantamento sem a utilização de métodos científicos, sem controle de amostra e dependente da participação espontânea dos interessados, não se constituindo pesquisa eleitoral.

A Resolução 23.364 define, no seu artigo segundo, os procedimentos para enquetes e sondagens, amplamente utilizadas na web, que não necessitam de registro junto à Justiça Eleitoral, por se tratar de simples levantamento de opinião, mas devem, por outro lado, observar o seguinte:

Art. 2º Não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens.

§ 1º: Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
§ 2º A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem os esclarecimentos previstos no parágrafo anterior constitui divulgação de pesquisa eleitoral sem registro e autoriza a aplicação das sanções previstas nesta resolução.