SEXTA-FEIRA 13: Servidores da Saúde deflagram greve geral se não houver pagamento

Câmara Municipal de Vereadores realizará na segunda-feira, 9 de janeiro, uma sessão extraordinária para aprovar projeto de lei que autoriza o pagamento. Servidores irão esperar até a sexta-feira, 13 de janeiro, para deflagrar greve.

52

Por
Aline Rayane

Os Servidores Municipais da Saúde lotaram a sede do Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul) na manhã desta sexta-feira, 6 de janeiro, em uma Assembleia Extraordinária realizada com a presença do novo Secretário da Saúde, Marcos Aurélio Vasques.

O intuito da assembleia foi discutir o pagamento atrasado dos servidores da saúde, referente ao mês de dezembro de 2016, e colocar em votação as providências que os servidores irão tomar caso o pagamento não for efetuado até o 5º dia útil de janeiro.

Marcos deixou claro que, para a prefeitura efetuar o pagamento, é necessário que a Câmara Municipal de Vereadores realize uma sessão extraordinária e aprove o projeto de lei que autorize.

De acordo com ele, a prefeita Rosani Donadon (PMDB) conversou com o presidente da câmara Adilson José Wiebbeling de Oliveira (PSDB) onde ele afirmou que convocaria já na segunda-feira, 9 de janeiro, a sessão. Após a aprovação na casa de leis, a prefeita já sancionará o pedido na terça-feira, 10 de janeiro, e encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA).

O secretário ressaltou a importância da presença dos servidores na sessão e afirmou que estão há apenas 3 dias na administração e que o antigo prefeito, o vereador Célio Batista, não sabia da situação que se encontra a prefeitura. Revoltada uma servidora disparou, “Como um vereador fica quatro anos na câmara e não sabe desses problemas?”.

Marcos ainda pediu a confiança dos servidores e prometeu que o pagamento será efetuado assim que possível. “Nós precisamos que vocês tenham a confiança que assim que estiver lançado no orçamento eu assino a ordem bancária o mais rápido possível”, relatou.

O vereador Samir Ali, também esteve presente na assembleia e confirmou a sessão na segunda-feira. “Estivemos conversando com a Rosani e nos comprometemos a realizar a sessão extraordinária, mesmo estando em recesso. Com certeza, se for para quitar o salário dos servidores, vamos estar prontos para fazer esse remanejamento, pode contar com a gente para solucionar este problema o mais rápido possível”, declarou Ali.

Inconformados os servidores se manifestaram dizendo que a saúde é a única área que sempre é deixada de lado. “Passamos Natal sem pagamento, Ano novo sem pagamento, e ai? A juíza determinou que o prefeito preso recebesse o pagamento dele e o nosso?”, questionaram.

O presidente do Sindsul, Wanderley Ricardo Campos colocou em votação se haverá greve ou não, e por decisão unanime foi decidido que irão protocolar hoje o anuncio de greve e aguardar até sexta-feira, 13 de janeiro, se o pagamento não for efetuado a greve será deflagrada.

 

FONTE: Vilhena Notícias