Rover discute no MDA regularização de propriedades rurais em Vilhena

127

O prefeito Zé Rover, acompanhado do Senador Ivo Cassol e da vereadora Eliane da Emater, esteve na quarta-feira, 14, na Secretaria de Patrimônio da União – S.P.U., reunido com a secretária Paula Mota, e também no Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, com o ministro Afonso Florence, para tentar solucionar o impasse dos produtores rurais das Glebas Corumbiara e Iquê, no município de Vilhena.

Rover explicou que a região é explorada por pequenos produtores, que tiram dali os seus sustentos. “Esses pequenos agricultores vendem todas as suas produções (hortifrutigranjeiros) em Vilhena, eles abastecem os supermercados e utilizam desses recursos para aumentarem suas rendas. Hoje são 150 famílias que necessitam dessas propriedades para sobreviverem, destacou o prefeito, dizendo ainda que houve emissão de Declaração de ocupação e exploração da área em nome da Cooperativa dos Produtores pelo Incra, além de investimentos oficiais para fixar os produtores nas glebas e o Programa Terra Legal já cadastrou e identificou com georeferenciamento os moradores locais.

Cassol explicou à secretária e ao ministro que no outubro passado, durante uma reunião com o Exército, ainda titular das áreas onde se encontram os produtores, foram notificados que deveriam deixar suas propriedades, pois estão irregulares naquele local, segundo documentos em posse do Exército. Entretanto, o prefeito Rover apresentou despacho da 12ª Região Militar que autoriza a Prefeitura a implantar um polo hortifruti no local, contrariando as alegações militares.

Tanto a secretária de Patrimônio quanto o ministro do Desenvolvimento Agrário aceitaram as ponderações apresentadas pelo prefeito e se comprometeram a solucionar o problema em favor dos produtores, solicitando todos os documentos para análise técnica e parecer oficial. Todo o processo deverá ser regularizado em sessenta dias.

Rover que também estava na companhia do Secretário Municipal de Planejamento, Heitor Batista, cobrou agilidade do Ministério na regularização de todas as áreas.

Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom