Patrícia diz que irá se engajar em projetos sociais inovadores como primeira-dama de Vilhena

608

O VILHENA NOTÍCIAS entrou em contato com as assessorias dos quatro candidatos a prefeito de Vilhena, com o objetivo de entrevistar as esposas dos candidatos, para que os leitores do site as conhecessem melhor.

Foram estipuladas apenas duas regras, onde as perguntas realizadas serão as mesmas para as quatro esposas e a filtragem dos comentários serão extremamente rigorosas, para evitar acusações de qualquer tipo, ataques e constrangimentos às esposas dos candidatos.

Confira agora a entrevista com Patrícia

Nascida em Ivaiporã no Paraná, Patrícia Vilas Boas Silva, tem 32 anos, é formada em Letras e pós-graduada pela Universidade Federal de Rondônia em Língua Portuguesa e Literatura, já trabalhou como professora e também como bancária. E no final deste ano se forma em Odontologia pela Faculdade São Lucas de Porto Velho, além de apoiar irrestritamente seu esposo o deputado estadual Luizinho Goebel, que é candidato a prefeito de Vilhena pela Coligação Acelera Vilhena.

Os dois se conheceram quando Luizinho era superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e estava realizando a manutenção de uma estrada que liga a cidade de Alvorada à APAE, isso em maio de 2004. “Eu trabalhava de voluntária da APAE e depois que conheci o Luiz numa festa beneficente nunca mais ficamos longe um do outro”, disse Patrícia.

Vilhena Notícias – Em que área pretende atuar no município, caso seu cônjuge seja eleito ? 
Patrícia – Sempre fui uma pessoa envolvida com muita gente. Minha participação nos bastidores da carreira política de Luizinho e minha habilitação em odontologia me deram uma visão social ampla. É por isso que estarei colaborando com Luizinho para implementar uma inovação na área social. Estarei engajada em todos os projetos voltados a população menos assistida, sejam os já existentes, bem como ampliando ou reformulando aqueles que houver necessidade. Existem projetos modernos que estão dando certo em todo o país e certamente vamos encontrar muitos outros que contribuam para minimizar as mazelas sociais que hoje estão ocultas na nossa cidade.

Vilhena Notícias – Como cidadã comum, o que você costuma fazer no dia-a-dia ? 
Patrícia – A diferença está na quantidade de coisas que tenho que fazer atualmente, mas minha vida é dividida diariamente entre trabalho, estudo e família. Gosto de ir à Igreja e quando tenho tempo, gosto de bater papo com os amigos, que graças a Deus, são muitos. Gosto de cuidar da minha filha, das minhas flores, ler e também de ajudar o Luiz em seu trabalho.

Vilhena Notícias – Qual sua opinião quanto ao papel da mulher na sociedade, desde a trabalhadora até ao patamar de mãe ? 
Patrícia – A mulher ocupa um papel importante na sociedade como mãe, que precisa através do diálogo e exemplo, educar seus filhos, acompanhá-los nos estudos, envolve-los na igreja e em atividades que vão ajudar na formação do caráter deles. Como trabalhadora, a mulher assume outro papel. Ela passa a ser também uma gestora do lar e ajuda no sustento da família. Em outros casos, a mulher que trabalha fora, busca reconhecimento profissional e independência financeira, o que também é uma atitude digna. As mulheres são guerreiras seja por necessidade ou por um desejo pessoal. Elas cuidam de tudo, e por sua essência, amor e dedicação, tornam fáceis os obstáculos, sempre com um sorriso no rosto.

Vilhena Notícias – Quais projetos Vilhena precisa para se desenvolver mais, e reduzir a diferença entre o mais rico e o mais pobre na cidade ? 
Patrícia – Vilhena adotou alguns bons projetos sociais. O problema é que nem sempre esses projetos atendem de fato a quem precisa. Há projetos como o banco do alimento, que demorou quatro anos para ser implantado e só foi porque estamos em período eleitoral. Uma pena. Muita gente poderia ter sido beneficiada durante todo esse tempo. O projeto é bom, faltou sensibilidade social. Precisamos criar projetos habitacionais próprios, em regime de mutirão. Aqueles onde as pessoas não precisam pagar nada para ter sua casa. Mas acreditamos que além do Programa Minha Casa Minha Vida, que não é da prefeitura, mas do governo federal, podemos criar nossa identidade na área de habitação, ajudando quem realmente precisa de uma casa para sua família.

Vilhena Notícias – Problemas na administração, possivelmente haverão durante o pretenso mandato, como a primeira-dama pretende colaborar com o futuro prefeito ? 
Patrícia – Pra mim, ser primeira-dama não é um status. É uma missão ampla, já que uma mulher que ocupa essa posição tem que continuar sendo esposa, mãe, apoiar e colaborar em inúmeros programas sociais e ainda ajudar no resto da administração municipal, porque, por mais que um prefeito tenha um bom secretariado, as suas decisões também passam pela família. Assim, a primeira-dama estará imensamente contribuindo para uma administração com menos problemas. Equilibrar os interesses de toda uma sociedade não é tarefa fácil, sei disso. Por isso a importância de promovermos o diálogo na sociedade com objetivo de errarmos menos.
Luizinho é um homem muito abençoado, nasceu de família humilde e trabalhadora e vem conquistando seu espaço, jamais perdendo a sua essência mesmo ocupando o cargo de deputado estadual e até de futuro prefeito. Ele tem uma visão global humana, coerente e sensata dos problemas da sociedade.

Vilhena Notícias – Por que seu cônjuge merece ser prefeito de Vilhena ? 
Patrícia – Luizinho é um vilhenense extremamente apaixonado pela cidade e é natural que quando amamos algo ou alguém, nos dediquemos com especial atenção. E eu conheço o Luizinho e aprendi a admirá-lo pela maneira com que ele conduz sua vida pessoal e política. Ele tem humildade. Mas ele confia muito em Deus e sabe que plantar sementes boas só resulta em boas colheitas. E é isso que ele espera da vida.
Diz o ditado popular que há duas maneiras de se conhecer uma pessoa. Uma é convivendo com ela e a outra é dando poder a ela. Posso afirmar que diante do convívio, Luizinho já mostrou a grandeza de caráter que possui. Com relação ao poder, Luizinho foi escolhido por duas vezes pelo povo de Rondônia e continua sendo a mesma pessoa que todos conhecemos: um homem simples e trabalhador. Luizinho vem honrando e enchendo de orgulho nossa família por não ser corrupto e manter sua “Ficha Limpa” depois de 6 anos como deputado. Por fim, Luizinho parece uma máquina de tanto que trabalha.

Vilhena Notícias – Como pretensa primeira-dama, como gostaria de ser lembrada na história de Vilhena ? 
Patrícia – É difícil pensar nisso, porque historicamente e na minha vida a primeira-dama não deve estar atrelada a pretenso cargo em Secretaria ou outro cargo público. Relato nos exemplos estaduais e federais, bem como em vários municípios de nosso país. Contudo, certamente a primeira-dama deve estar apoiando irrestritamente o Prefeito, zelando pela família e pela comunidade em que vive. Agora, jamais deverá estar distante do trabalho social, amparando todos os projetos correlatos à sociedade, realizando tudo o que for possível para ajudar as pessoas indistintamente a melhorarem suas vidas. Se minhas atitudes com o próximo, sendo o que considero ser o trabalho da primeira-dama, resultar em alguma lembrança, claro que ficarei feliz, já terá valido a pena.