Espingardas e munições são apreendidas em operação realizada na Fazenda Vilhena

Força Tática e GOE realizaram a operação que deixou sete indivíduos detidos.

48

Por
Thalita Defacci

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, guarnições da Força Tática e GOE se deslocaram até a Fazenda Vilhena, localizada na área rural da cidade. Sete indivíduos foram detidos por porte ilegal de arma e ilícitos penais contra o meio ambiente. Foram apreendidas durante a operação 05 espingardas, 01 carabina, 03 motosserras e diversas munições.

Foram averiguados os Lotes 73, 74, 75 e 85, e segundo a Polícia Militar, quando estavam realizando averiguação no Lote 75 se depararam com um senhor portando uma espingarda de calibre 36 juntamente com munições.

Em outro lote foram encontradas outras duas espingardas, que foram apreendidas e os responsáveis detidos. Na residência, juntamente com o proprietário foi encontrado um caderno de anotações contendo serviços realizados, sendo os serviços a limpeza de local e construção de barracos nas imediações. Ele relatou que recebia o valor de R$400,00 por cada barraco construído, sendo que utilizava da madeira extraída do local para as construções.

No terceiro lote averiguado, encontraram com um ocupante uma espingarda de pressão adaptada para calçar munição de calibre 22, também foram apreendidas cerca de 20 munições calibre 22. Após conversa com o indivíduo, ele entregou três motosserras que pertenciam a ocupantes dos sítios. Outras duas espingardas foram encontradas de posse de ocupantes e diversas munições.

MOVIMENTO AGRÁRIO POPULAR – MAP

Segundo os indivíduos detidos, eles pertencem a um movimento agrário intitulado MAP – Movimento Agrário Popular, e as informações são de que o líder do movimento, conhecido como Clarindo, cobra R$ 250,00 dos interessados em realizar posse ordenando o desmatamento e a construção de barraco para obter a terra.

Em conversa com um dos ocupantes, ele relatou que os “posseiros” já deveriam estar se preparando para a próxima operação da polícia. Também declarou que se os policiais entrarem mais dez vezes, as dez vezes irão encontrar armas, munições e motosserras, pois o movimento já existe há mais de 12 anos.

A Fazenda Vilhena é conhecida pela vasta extensão de terra que possui e também é palco de uma chacina ocorrida no ano de 2015, que acabou ceifando a vida de 5 pessoas, além de conflitos agrários frequentes ocorridos durante um longo período.

Devido aos fatos, os indivíduos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil onde um registro de ocorrência foi lavrado, os armamentos entregues e as medidas pertinentes foram tomadas.

 

 

FONTE: Vilhena Notícias