Deputado Estadual suspeito de usar “laranjas” em campanha pode perder o mandato

1627

O mandato do deputado estadual Anderson do SINGEPERON (PROS) corre o risco de ser cassado. Uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) proposta pelo Ministério Público Eleitoral de Rondônia, onde as coligações (PROS/PHS) são acusadas de usar “candidatas laranjas” nas eleições de 2018, já colheu depoimentos das candidatas e agora o processo está na fase de alegações finais.

A investigação eleitoral comprovou que as “candidatas laranjas” Andreia de Souza, Dirce Aparecida da Silva, Francisca Gomes Martins, Maria da Penha de Souza, Maria Madalena Orlando dos Santos e Solange Ramos dos Santos foram cooptadas pelo dirigente partidário Samir Damião Almeida Albuquerque.

Todas elas alegam que foram enganadas e teve um caso de uma candidata que não tem o mínimo conhecimento do papel do um deputado estadual, chegando a falar no depoimento que caso fosse eleita, seu local de trabalho seria na Câmara de Vereadores.

Nos depoimentos à Justiça Eleitoral uma candidata disse que teve apenas um voto e confirmou que este voto era o seu. Em outro caso uma das candidatas investigadas não teve nenhum voto. Os depoimentos na sua maioria mostram candidatas que nem participaram das convenções partidárias.

O MPE/RO alega que a coligação (PROS/PRP) obteve apenas 12,5% da cota feminina prevista em lei. O mínimo legal é 30% e o máximo 70%.

O pedido do MPE/RO, caso seja julgado procedente, vai cassar o diploma do deputado estadual Anderson dos SINGEPERON (PROS) e dos outros 27 suplentes da coligação “Rondônia no Caminho do Progresso”, formada pelos partidos PROS/PHS.

A Ação está em fase de alegações finais e a data do julgamento deve ser marcado para o começo de 2020.

Andréia Souza obteve 08 votos.

Joelma Do Marcos Freire obteve 39 votos

Dirce Obteve 30 votos

Maria da Penha obteve 02 votos

Maria Madalena  obteve 45 votos

Solange Ramos obteve 0,0 votos

 

Fonte: O Observador