Defensores de animais discutem com poder público ações em prol dos pets

444

Presidida pela vice-prefeita Maria José, aconteceu ontem uma reunião e debate aberto entre apoiadores das causas animais, o vereador Rafael Maziero e a Prefeitura. O principal problema abordado foi encontrar uma solução para o controle de natalidade de animais vadios no município.

O prefeito Eduardo Japonês também participou do evento e encarou a discussão, que levantou detalhes a respeito da realização de castração de animais abandonados, a implantação de um Centro de Zoonoses ou clínica habilitada para realizar esterilização e ações que visem conscientizar a população quanto aos cuidados com animais e a sua reprodução.

Também esteve no evento o secretário de Saúde, Luiz Carlos Hassegawa, bem como veterinários, voluntários de grupos de ajuda aos animais, policiais, bombeiros e simpatizantes da causa. Diversas alternativas e projetos foram sugeridos ou lembrados.
PERIGO – Visto que a quantidade de filhotes produzida por um cão ou cadela vadios é grande (cerca de 3 mil por ano a cada grupo de 500 cadelas de rua), os ataques a moradores, a transmissão de doenças, os acidentes de trânsito e os incômodos nas ruas e avenidas da cidade crescem a cada dia.

A preocupação com a Saúde dos humanos, assim, também passa pela preocupação com os animais abandonados, que muitas vezes sofrem na mesma medida, sem tratamento, alimentação ou carinho.

PLANEJAMENTO – Um dos problemas enfrentados, reconhecido por todos, é a dificuldade de o poder público esbarrar em problemas burocráticos. A missão da vice-prefeita, do vereador Rafael Maziero e do prefeito Eduardo agora é de encontrar as melhores formas de sanar os problemas mais graves que envolvem animais na cidade.
Assim, novas reuniões deverão “afinar” as medidas que serão tomadas para amenizar as consequências dessa problemática, já discutida há anos no município.