Policiais federais invadem sede da justiça em Rondônia

329

Policiais federais lotados na Superintendência da PF em Rondônia invadiram o Fórum Cível, na avenida Lauro Sodré, em Porto Velho, e deram um show de arrogância e de abuso de autoridade contra um humilde vigilante terceirizado – tudo na presença da juíza federal Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral, que foi até a sede do Judiciário rondoniense, escoltada pelos dois agentes, para resolver um assunto particular.

O fato aconteceu no dia 10 deste mês e foi registrado pela vítima, Lailson Galvão Rocha, vigilante da empresa Colúmbia, na 2ª Delegacia de Porto Velho (boletim de ocorrência número 11E1002015193), como abuso de autoridade (doloso,com intenção,consumado).

Segundo consta do boletim de ocorrência, a juíza Jaqueline chegou ao Fórum Cível acompanhada de dois homens, que não se identificaram, querendo falar com o juiz de plantão, José Jorge Ribeiro da Luz, da 5ª Vara Cível.

O vigilante pediu que os três aguardassem um pouco, pois o juiz não estava, e disse que subiria para falar com a escrivã do magistrado, Edisséia Pires de Souza, para atendê-los. Lailson disse à escrivã que três pessoas estavam na recepção pedindo para serem atendidas. De volta à recepção, “pediu mais um pouquinho de tempo”, que a escrivã já vinha atendê-los.
De acordo com a narrativa, os policiais retrucaram, em tom arrogante: “Você vai ficar aqui no sol quente com a gente!”.

Autorizados a pela escrivã a subirem, os dois policiais retornaram à portaria e se identificaram como membros da Polícia Federal, cobrando do vigilante sua identificação, embora este tenha exibido seu crachá. Um dos policiais invadiu a cabine de serviço, sacou da pistola e apontou para o vigilante, gritando: “Eu sou policial federal, você está preso por porte de arma”, e avançou sobre a vítima, tomando sua arma e identificação, e ameaçou conduzir o vigilante preso. Eles ainda tentaram intimidar a escrivã que, no entanto, não cedeu às ameaças.

Com muita insistência da escrivã o policial federal devolveu a arma e o crachá do vigilante, e não o levou preso.

SERVIÇO PARTICULAR

A juíza federal Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral foi ao Fórum Cível para protocolar uma petição impetrada por seu pai, o advogado Jorge Pereira Gurgel do Amaral, recebida no plantão da justiça estadual no dia anterior. Mesmo fora de suas funções na Justiça Federal, a magistrada estava escoltada pelos dois policiais federais.

A reportagem do TUDORONDONIA não conseguiu localizar a magistrada. A Polícia Federal informou que não comentará o caso.

Fonte: Tudo Rondônia