Polícia Civil de Rondônia diz que preso se enforcou com a cueca numa cela de delegacia

912

A Polícia Civil de Rondônia informou, nesta quarta-feira, que um preso que estava sob a custódia dos policiais da delegacia do município de Rolim de Moura se suicidou…usando a própria cueca.

A direção da polícia se apressou para afirmar que Jeferson Paulo Silva Alves, 31 anos, preso sob a suspeita de roubo e ameaça, se matou enforcado usando a própria cueca, única vestimenta que usava numa cela onde ficou isolado na 1a Delegacia de Rolim de Moura.
A polícia não conseguiu informar como Jeferson conseguiu a proeza de se matar enforcado com a cueca deitado no chão da delegacia.

Excetuando a cueca, o preso não possuia mais nenhum objeto ou vestimenta – tudo apreendido pela polícia, e mesmo assim, segundo a versão oficial, conseguiu se matar.

Segundo a nota divulgada pela polícia, “Jéferson Paulo foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar por volta das 18h30m, por ser suspeito de roubo e ameaça à pessoa, conforme ocorrência policial de n.º 3716-2012. Por se apresentar em estado alterado e muito agressivo, foi colocado na cela de triagem após a realização dos procedimentos de segurança de praxe (revista e apreensão de pertences pessoais incluindo vestimentas e demais objetos que este trazia consigo), Jéferson foi deixado apenas de cuecas para que não fosse possível a ele atentar contra sua própria vida ou contra a vida de outras pessoas, sendo este o correto procedimento de segurança costumeiramente adotado nessas situações”.

Ainda de acordo com a versão oficial, “O policial responsável pela guarda e proteção de Jéferson, durante os intervalos entre as oitivas dos demais envolvidos na ocorrência, como de costume, verificava se estava tudo bem na cela onde estava o conduzido e nesses momentos não constatou nenhuma alteração concernente à segurança da cela ou estado físico do conduzido”.

A nota diz ainda: “Por volta das 20h55min, o policial foi novamente à cela, desta vez para buscar Jéferson, pois era o momento de ele ser ouvido, porém, o encontrou despido, deitado de barriga para cima e desacordado. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e chegou à delegacia em aproximadamente dez minutos, ao chegarem constataram que Jéferson estava sem vida”.

Leia na íntegra a nota da Polícia Civil

Nota de esclarecimento da Polícia Civil sobre o suicídio de um homem nas dependências da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Rolim de Moura
A Polícia Civil de Rondônia, assegurando a probidade e legitimidade de suas ações vem por meio desta nota, esclarecer a morte de Jeferson Paulo Silva Alves, 31 anos, ocorrida na noite desta terça-feira, dia 14 de agosto de 2012 nas dependências da 1ª Delegacia de Polícia Civil desta cidade.

Jéferson Paulo foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar por volta das 18h30m, por ser suspeito de roubo e ameaça à pessoa, conforme ocorrência policial de n.º 3716-2012. Por se apresentar em estado alterado e muito agressivo, foi colocado na cela de triagem após a realização dos procedimentos de segurança de praxe (revista e apreensão de pertences pessoais incluindo vestimentas e demais objetos que este trazia consigo), Jéferson foi deixado apenas de cuecas para que não fosse possível a ele atentar contra sua própria vida ou contra a vida de outras pessoas, sendo este o correto procedimento de segurança costumeiramente adotado nessas situações.

O policial responsável pela guarda e proteção de Jéferson, durante os intervalos entre as oitivas dos demais envolvidos na ocorrência, como de costume, verificava se estava tudo bem na cela onde estava o conduzido e nesses momentos não constatou nenhuma alteração concernente à segurança da cela ou estado físico do conduzido.

Por volta das 20h55min, o policial foi novamente à cela, desta vez para buscar Jéferson, pois era o momento de ele ser ouvido, porém, o encontrou despido, deitado de barriga para cima e desacordado. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e chegou à delegacia em aproximadamente dez minutos, ao chegarem constataram que Jéferson estava sem vida.

O delegado titular da 1ª DP foi acionado, bem como o Delegado Regional. Foram adotadas as providências quanto à realização de perícia ao ser contatado que a vítima havia cometido suicídio, se enforcando com a própria cueca. O médico legista foi acionado e realizou o respectivo exame. A família da vítima também foi chamada, esteve na delegacia verificou o fato e acionou a funerária de plantão.

Fonte-Tudo Rondonia