Nove criminosos fogem de presídio em Ariquemes, após serrarem grades de cela

Essa é a décima quarta fuga registrada na unidade. Nenhum preso foi recapturado.

1846
Presos utilizaram ferramentas artesanais para serrar as grades da cela em Ariquemes — Foto: Divulgação

Nove presos fugiram do Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO), na noite do último domingo (5). De acordo com informações do boletim de ocorrência, os detentos escaparam após terem serrado as grades da cela. Outros três internos também tentaram escapar, mas foram impedidos pela polícia penal. Essa é a 14ª fuga registrada na unidade.

De acordo com o que foi relatado pela polícia penal, os fugitivos que estavam na cela B-1 serraram a grade da ventarola, tiveram acesso ao pátio externo e fugiram após escalarem a cerca. Para serrarem a grade, eles usaram duas armas artesanais feitas com escovas dentais, lâminas de barbear, barbantes e retalhos dos uniformes.

Os policiais dispararam munições antimotim contra o grupo e conseguiram impedir a fuga de três detentos. Os demais conseguiram escapar e adentraram em uma mata que fica próxima ao presídio. A Polícia Militar foi acionada para realizar a buscas, mas até o momento nenhum fugitivo foi recapturado.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) responsável pela administração dos presídios do Estado, ainda não se manifestou.

Centro de Ressocialização de Ariquemes — Foto: Rinaldo Moreira/G1
Centro de Ressocialização de Ariquemes — Foto: Rinaldo Moreira/G1

Fugas no presídio

A fuga deste domingo é a 14ª fuga registrada no presídio de Ariquemes, desde que a unidade foi inaugurada, no final de julho de 2017. A construção da unidade iniciou em 2008, com previsão de ser entregue em 2010, mas só foi concluída sete anos depois. O custo final da obra ficou em R$ 10 milhões.

O presídio está localizado na Linha C-70, a cerca de 15 quilômetros de Ariquemes. Com capacidade para receber até 230 apenados, a unidade atualmente possui cerca de 500 presos, o que equivale a 217% de superlotação.

  • 1ª fuga: no dia 3 de agosto de 2017, uma semana após a unidade ser inaugurada, 11 presos fugiram após serraram as grades de duas celas.
  • 2ª fuga: no dia 17 de agosto de 2017, outros dois presos fugiram da unidade.
  • 3ª fuga: no dia 24 de setembro de 2017, mais 15 presos da mesma cela fugiram.
  • 4ª fuga: no dia 11 de outubro de 2017, quatro detentos fugiram.
  • 5ª fuga: no dia 22 de novembro de 2017, mais sete presos serraram a grade da cela e fugiram da penitenciária.
  • 6ª fuga: no dia 8 de maio de 2018, oito apenados que estavam na cela B2 fugiram após escalar e pular as três cercas de proteção da unidade prisional.
  • 7ª fuga: no dia 6 de agosto de 2018, quando quatro detentos aproveitaram o momento em que água estava sendo distribuída aos presos para fugir.
  • 8ª fuga: no dia 8 de setembro de 2018, 10 presos que estavam na mesma cela fugiram depois de serrarem a grade.
  • 9ª fuga: no dia 17 de setembro de 2018, cinco detentos da cela B2 conseguiram fugir depois de serrar a grade da cela, ter acesso à área externa e pular as grades de proteção.
  • 10ª fuga: no dia 2 de julho de 2019, dois detentos se esconderam em um bueiro durante o banho de sol na quadra da unidade e não retornaram para as celas com os demais presos. Eles conseguiram acesso ao pátio, depois de usarem um corda feita com lençóis, jogada pelos outros presos, pularam o pavilhão e fugiram ao pularem as grades.
  • 11ª fuga: no dia 5 de julho de 2019, seis detentos fugiram após serrarem a grade da cela B-21.
  • 12ª fuga: no dia 20 de outubro de 2019, sete detentos fugiram após cavarem um túnel na cela e terem acesso ao pátio da penitenciária.
  • 13ª fuga: no dia 14 de dezembro de 2019, quatro detentos fugiram após escalarem as grades externas da unidade.
  • 14ª fuga: no dia 5 de abril de 2020, nove detentos fugiram após serrarem as grades da cela.

 

Fonte: G1/Rondônia