Homem é preso por transportar cobras sem autorização do IBAMA

662

Na noite desta quinta-feira, 24 de novembro, por volta das 21h30, a Polícia Rodoviária federal e o Exército realizou uma abordagem num ônibus da empresa Maia, na divisa dos Estados de Rondônia e Mato Grosso.

Durante a abordagem, os militares encontraram no bagageiro do ônibus, várias sacolas e duas caixas de madeira. Em revista a essas caixas, foram encontradas uma cobra sucuri de aproximadamente 3 metros, uma sucuri filhote com 2 metros, uma cobra jibóia de 1 metro e meio e dois ovos de mutum (ave ameaçada de extinção).

Com isso, os policiais localizaram o homem que transportava os animais silvestres, identificado como Janio Geofre Wanderley, 50 anos. Janio não possuía autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para transportar os animais silvestres.

Segundo a versão do acusado, ele embarcou na cidade de Humaitá no Amazonas e tinha como destino a cidade de Goiânia em Goiás. Janio disse que usaria as cobras para fazer shows nas praças, pois viaja por todo Brasil, sendo conhecido como o homem da cobra.

Ele ainda ressaltou que estava viajando há cinco meses com estes animais, sendo esta a primeira vez , que foi preso por transporta-los. Janio ficou preso na Delegacia de Polícia Civil, a disposição da justiça.