Cone Sul: Comando do 3º BPM inaugura Força Tática em Colorado do Oeste

1688

Na manhã da quarta-feira (31) o Comandante do 3º BPM, Capitão PM Diego Batista Carvalho presidiu a solenidade de inauguração da Força Tática da 3ª CIA PO FRON, localizada em Colorado do Oeste, na região Cone Sul do Estado de Rondônia, acompanhado do comandante da unidade, Capitão PM Rudinei João Bessegatto Pogere.

O evento contou com a presença do Prefeito Colorado do Oeste, José Ribamar de Oliveira; o Presidente da Câmara Municipal, Evandro Guimarães Prudente; do Comandante da 4ª CIA PO FRON (Cerejeiras), Capitão PM Ivan Cezar Vian; do Comandante Da 2ª CIA PO (Vilhena) 2º Tenente PM Maurício De Almeida Fernandes, do Chefe de Instrução do Tiro De Guerra, Subtenente Gledeson Eduardo Carvalho Silva; do Comandante do 2º PEL PO FRON (Cabixi), 2º Sargento PM Jair De Souza; o Comandante do PATAMO (Vilhena) 3º Sargento PM Mizael Correa Maria e do Delegado da Polícia Civil, Dr. Manoel Jorge De Araújo.

Também estiveram presentes a juíza de direito, Drª. Márcia Regina Gomes Serafim; o juiz de direito, Dr. Eli Da Costa Junior; a juíza do trabalho, Drª. Mônica Harumi Ueda; o Presidente da ACIC, Diemes Roberto Neves Santos; da Gerente do SICOOB de Colorado do Oeste, Tânia Aparecida Da Silva Vieira; do Chefe da Ciretran, Jideon De Souza Lima.

Durante a solenidade foram realizados eventos programados, com simulação de ações policiais em que foram apresentadas habilidades táticas e técnicas, adquiridas após instruções ofertadas pela corporação, nas quais os militares realizaram intenso treinamento a fim de garantir a população maior segurança e padronização nos procedimentos policiais especializados.

Histórico do Policiamento Especializado

Na década de 70 com o crescimento dos roubos a estabelecimentos bancários se viu a necessidade de criação de uma tropa de policiamento enérgico, reforçado e com mobilidade. Essa situação deu origem a Ronda Bancária e depois a ROTA, em São Paulo – que é o embrião do Patrulhamento Tático Móvel (PATAMO) no Brasil.

Em Rondônia a necessidade de ter uma tropa de pronto emprego, que fosse acionada sempre que necessário, fez com que no ano de 1994 o então Tenente PM Ranilson Lyra Brainer criasse o pelotão de Patrulhamento Tático Móvel – PTM eram as letras do braçal usado pelos militares.

Em meados de 2000, o então Tenente PM Pachá, criou a Força Tática no 5º BPM (Porto Velho); em 2001 no 1º BPM (Porto Velho) e em 2004 no 4º BPM (Cacoal).

Em 2012, após novo estágio de formação, o então Tenente PM, Amorim reativou a Força Tática, onde adotou-se o braçal com as características e simbologia que se utilizam até hoje, com os dizeres: Força e Honra.

Atuação no 3º BPM

Na área do 3º BPM em Vilhena, o então Tenente PM R. Silva, após estágio de formação tática, ativou a Força Tática na 1ª CIA PO em outubro de 2015, permanecendo ativa até agosto de 2018, quando então, após estágio de Nivelamento Tático, de acordo com o novo quadro organizacional da PMRO, a Força Tática foi incorporada ao PATAMO, que é subordinado a 2ª CIA PO/3º BPM.

A legislação deixou a instalação da Força Tática a cargo das companhias destacadas, que é o caso da 3ª CIA PO FRON (Colorado do Oeste), cujos Policiais Militares componentes participaram do Estágio De Nivelamento Tático, ocorrido em Vilhena.

Com uniforme e viatura de caracterização própria a Força Tática é a denominação que recebe a fração de patrulha reforçada, treinada para ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, tais como a preservação dedicada, com intensificação ou saturação localizada de policiamento, repressão ao crime organizado e violento, ocorrência de vulto, resgate de reféns, sequestros, execuções de mandados de prisões, eventos de importância (festas regionais), controle de tumultos e ações para restauração da ordem pública de maior magnitude.

Realiza o patrulhamento tático motorizado, executado com fardamento específico, viatura de maior porte, com reforço de armamento e equipamento; empregados segundo as normas em vigor, isoladamente ou em conjunto, e coordenado com os demais programas do policiamento ostensivo.

Qual a missão da Força Tática da 3ª CIA PO FRON?

Ocorrências de alto grau de complexidade, estão acontecendo próximo à região, em municípios de Mato Grosso e até mesmo de nosso Estado. Segundo levantamentos realizados pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Militar de Rondônia, os municípios de Colorado do Oeste e Cabixi, são de grande vulnerabilidade em função das condições geográficas que apresentam, haja vista ter acontecido recentemente tentativa de arrombamento a uma instituição bancária na cidade de Cabixi, por grupos oriundos de outros Estados.

Em função da demanda de policiamento especializado, foi inaugurada a Força Tática com sede na cidade de Colorado Do Oeste, município localizado no centro do Cone Sul Do Estado de Rondônia, que atuará no patrulhamento tático motorizado no próprio município de Colorado do Oeste, em Cabixi e nos distritos da região; bem como na região de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste, quando necessário.

Vai agir como força interventora de resposta rápida nas ocorrências complexas que por ventura se desencadearem na região, contando com o apoio do PATAMO em Vilhena.

O objetivo da implementação dessa modalidade de policiamento em Colorado Do Oeste e região é levar ainda mais a sensação de segurança aos cidadãos, tanto na área urbana quanto rural, pois a Força Tática tem como foco principal o controle da criminalidade, com a consequente prisão de criminosos, bem como a maior capacidade de resposta às situações conflituosas e complexas.

Fonte: Assessoria do 3º BPM