Startup espanhola desenvolve bifes vegetarianos impressos em 3D

Novameat planeja vender seus bifes diretamente aos consumidores e empresas

216

A startup espanhola Novameat está usando tecnologia de impressão 3D para produzir “bifes” vegetarianos que espera colocar no mercado no próximo ano, aproveitando a crescente demanda por alternativas a produtos baseados em animais.

A Novameat planeja vender seus bifes diretamente aos consumidores e empresas como restaurantes interessados em produtos baseados em plantas, disse o diretor de desenvolvimento de negócios, Alexandre Campos.

A empresa, que desenvolveu a tecnologia em 2018, é uma das exibidoras da feira de telecomunicações que acontece em Barcelona Mobile World Congress (MWC) e levou para o evento sua mais recente impressora 3D para produzir os bifes.

“Não tem a característica de um bife tradicional, mas fiquei surpreso positivamente porque não esperava que a textura seria tão próxima”, disse Ferran Gregori, depois de experimentar um dos bifes impressos no estande da Novameat na MWC.

A companhia usa tecnologia 3D para testar receitas, introduzindo ingredientes por meio de cápsulas, que é mais barato que a produção em massa, disse Campos.

Assim que um modelo é considerado bem sucedido, ele pode então ser produzido em escala mais ampla em máquinas maiores que não usam tecnologia 3D. O volume de produtos por hora chega a 500 quilos, afirmou o executivo.

Campos afirmou que o objetivo da startup é recriar fibras musculares da carne animal, mas usando ingredientes 100% produzidos a partir de plantas.

FONTE: R7