Vilhena tem primeiro caso de Covid-19 confirmado, diz Secretaria de Estado da Saúde

Mulher de 31 anos é o caso confirmado na cidade.

31024
Governador Marcos Rocha participou da live que confirma o primeiro caso em Vilhena

Foi anunciado na noite deste domingo, 5 de abril, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que o município de Vilhena tem o primeiro caso de Covid-19 confirmado. Outra cidade que também registrou o primeiro caso de coronavírus é Rolim de Moura.

Porto Velho, Jaru e Ji-Paraná foram cidades do Estado que primeiro tiveram casos confirmados.

 

A informação foi dada agora à noite pelo secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, que além dos casos do interior, também confirmou mais uma pessoa infectada pelo coronavírus em Porto Velho. Agora, o total de casos confirmados sobe para 14 no Estado. Segundo a assessoria do governo, em Rolim de Moura, um homem de 59 anos é o paciente positivo, ele viajou para Minas Gerais. Já em Vilhena, o caso confirmado é de uma mulher de 31 anos.

Outro novo caso da capital, uma mulher de 30 anos que viajou aos Estados Unidos da América (EUA). Ela está bem e em casa, no fim do período de quarentena. Este caso não teve análise da amostra feita pelo Lacen, pois foi realizado teste sorológico em um laboratório local. Este tipo de teste aponta que a pessoa teve contato com o vírus. E após análise do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (Cievs) estadual, foi aceito como positivo nos registros oficiais.

A prefeitura de Vilhena ainda não se manifestou.

Ver essa foto no Instagram

Saiu o boletim diário oficial sobre os casos de COVID-19 em Rondônia. _O décimo primeiro caso é de uma mulher de Porto Velho que se recupera em casa. O exame foi realizado em laboratório que tem o acreditamento do Ministério da Saúde._ *Sobre exames em laboratório particular:* O Ministério da Saúde determina regras de acreditamento para que um caso positivo de coronavírus analisado na rede particular de Laboratórios seja aceito. Os laboratórios referenciados pelo MS são: Hermes Pardini, Rede D’Or, Fleury, Sabin, e Albert Einsten. *Todos os demais laboratórios do mercado são obrigados a fazer um segundo teste nos laboratórios credenciados pelo governo quando o primeiro tem diagnóstico positivo.* Até a tarde deste sábado a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho não apresentou os exames de uma das pacientes confirmadas feitos em um dos laboratórios acima e sim de um laboratório particular com sede em Porto Velho. Sendo assim há a necessidade de uma contra prova realizada pelo LACEN (Laboratorio Central de Rondônia). Para mais informações sobre o coronavírus, acesse https://www.coronavirus.ro.gov.br #SeVocêPodeFiqueEmCasa O bom senso de um, garante a saúde de todos! Governo de Rondônia.

Uma publicação compartilhada por Sesau_RO (@sesau_ro) em