Unir prepara edital com cerca de 2,5 mil vagas em mais de 50 cursos de graduação

Vagas serão nas cidades de Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho.

233

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está preparando o lançamento do edital do PS UNIR 2024. A previsão é de que sejam ofertadas cerca de 2,5 mil vagas em mais de 50 cursos de graduação nos campi da Universidade nas cidades de Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho.

Entre as novidades já confirmadas para o PS UNIR 2024 está a bonificação na nota obtida por estudantes de Rondônia no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e a criação de vagas específicas para indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs, além das vagas já existentes por cotas.

O edital será publicado no Portal da UNIR (www.unir.br) e no Portal de Processos Seletivos (www.processoseletivo.unir.br) da Universidade.

A seleção será pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No ato da inscrição o candidato deverá escolher a nota que irá utilizar, podendo optar pelas edições de 2023, 2022 ou 2021.

A inserção da Bonificação Regional do PS UNIR 2024 será o acréscimo de 18% na nota obtida pelo candidato no Enem (2023, 2022 ou 2021) para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas de Rondônia.

A previsão é para que as inscrições ocorram entre os dias 16 e 28 de janeiro, exclusivamente de forma online, por meio de sistema próprio da Universidade. No ato da inscrição os candidatos informarão sua nota do Enem e o local onde estudaram no Ensino Médio.

No PS UNIR 2024 serão lançados dois editais de forma conjunta: um voltado para ações afirmativas próprias da UNIR (indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs) com inscrição própria; e outro para as demais vagas, que incluem as cotas já existentes e as vagas de ampla concorrência.

As Ações Afirmativas garantem 5 vagas em cursos a partir de 30 vagas. Quando houver menos vagas disponíveis há a previsão de critério de prioridade para preenchimento, conforme a ordem a seguir: indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs.

As demais vagas de cada curso, depois atendidas as Ações Afirmativas, serão destinadas às demais categorias, sendo mantidas as cotas para estudantes de escolas públicas: pretos e pardos, indígenas, PcDs e famílias com baixa renda.

Após a divulgação do resultado final, serão publicados os editais para bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação, para análise das candidaturas para as vagas de cotas e ações afirmativas. Esta será a primeira vez que estas bancas serão utilizadas na UNIR para todos os cursos de graduação.

A primeira chamada para matrículas está prevista para o mês de março e o início das aulas do semestre letivo 2024.1 será no dia 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico 2024.

As inscrições para o PS UNIR 2024 estão previstas para começar no mesmo dia em que será divulgado o resultado do Enem 2023: 16 de janeiro.