Trabalho Infantil no campo é tema de palestra da Justiça do Trabalho a estudantes de distrito de Porto Velho

297
Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o distrito portovelhense de Vista Alegre do Abunã recebeu uma ação do Programa “Justiça do Trabalho Vai à Escola”, no último dia 13, quando a juíza do Trabalho Titular da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim/RO, Soneane Raquel Dias Loura, realizou uma palestra a estudantes sobre os malefícios do trabalho infantil no campo. A ação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Profª Antônia Vieira Frota”, em meio ao ciclo de audiências da Vara do Trabalho Itinerante no distrito.

Como parte também das atividades da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, da qual a juíza é membro, a palestra intitulada “Era uma vez no campo: trabalho infantil seguro?” foi realizada em dois momentos para alunos na faixa etária de 11 a 14 anos, que cursam o 6º e 7º anos do ensino fundamental. Os 58 alunos do 6º e os 38 do 7º ano receberam na oportunidade uma revista em quadrinhos educativa que leva o mesmo título da palestra. A palestra provocou questionamentos sobre o tema e troca de experiências com a magistrada.

Também participaram da atividade a chefe de Processos e secretária da Sala de Audiências da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim/RO, Janaina das Dores Elias Menacho, e o agente de Segurança Judiciária, Claudemir de Souza Tonéo.
Vara Itinerante
As ações sociais aconteceram durante o ciclo de audiências da Vara Itinerante no distrito, que encerrou no dia 14 de novembro, oportunidade em que foram realizadas oito audiências, das quais duas terminaram com acordo, as demais foram instruídas e sentenciadas em audiência, como forma de dar celeridade aos processos.
Fonte: Secom/TRT14