Servidores de Colorado denunciam que ainda não receberam o 13º salário

Prefeitura alega falta de dinheiro e cita que novos servidores 'inflaram' a Folha de Pagamento.

957

Alegando falta de dinheiro e enviando um Projeto de Lei para abertura de crédito adicional à Câmara de Vereadores, a prefeitura de Colorado do Oeste ainda não pagou o 13º salário para servidores públicos de pelo menos três importantes secretarias no município (Semusa – Semec e Seminfra). O documento diz ainda que, servidores do Gabinete e novamente Semusa e Semec, correm o risco de não receber o pagamento de dezembro (em janeiro) por “falta de recurso orçamentário”.

Uma servidora entrou em contato com o Vilhena Notícias e fez a denúncia. Segundo ela, alguns servidores que contavam com esse dinheiro estão sem condições financeira para ir trabalhar. “Aqui nós temos muitos servidores que são de outros municípios. Temos casais que os dois são funcionários públicos e só têm essa renda na família. Sem esse dinheiro, que é nosso por direito, as contas saem do programado”, disse a denunciante.

De acordo a entrevistada, um grupo de servidores já impetraram denúncia no Ministério Público detalhando o atrasado e também para se precaverem de represálias.

O curioso no documento enviado pelo prefeito José Ribamar de Oliveira à Câmara de Vereadores é a data. O mandatário do município enviou o documento no dia 19 de dezembro, um dia antes do prazo final para, por lei, pagar o décimo terceiro aos funcionários. Vale lembrar que a prefeitura pode sofrer sanções, por não cumprir o pagamento dentro da data limite.

Um outra alegação de Ribamar é de que houve aumento considerável na Folha de Pagamento do município com a posse de novos servidores municipais convocados através do último concurso realizado em 2022.

A justificativa porém, nem deveria ser citada pelo prefeito, já que isso demonstra uma má gestão. Lembrando que o concurso é ‘planejado’ anos antes do chamamento dos novos servidores. E mais, se houve um certame público, a inclusão do pagamento de novos servidores deve ser levado em conta pela secretaria de administração.

O medo dos servidores que fizeram e denúncia é de também não receberem o pagamento do próximo mês. “Se não pagaram o décimo terceiro, imagina o salário em janeiro”, disse uma denunciante.

Veja abaixo o Projeto de Lei enviado à Câmara de Vereadores de Colorado: