Servidor da Saúde que defende retorno das aulas presenciais faz campanha por boicote em Vilhena

Motorista de ambulância acusa sindicato local de atrapalhar retorno das aulas presenciais e pede desfiliação sindical em massa. Sindicato nega poder de interferência.

12237
Foto: Reprodução

O motorista de ambulância Daniel Pereira de Carvalho, servidor público do município de Vilhena, iniciou nesta quarta-feira, 22 de julho, uma campanha de boicote contra o Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia (Sindsul). Em um áudio divulgado em grupos de servidores municipais ele defende a desfiliação sindical em massa para enfraquecer a entidade.

Carvalho defende a volta das aulas presenciais na rede pública e quer que o Sindsul pressione a secretaria de Educação do município pelo retorno das atividades em sala. “O sindicato está atrapalhando a volta às aulas”, acusa o servidor. (Ouça o áudio.)

 

Presidente da entidade se pronuncia

“Se manifestar é um direito e até um dever do servidor sindicalizado. A confusão que ele faz é sobre a volta às aulas. Um sindicato municipal não tem poder sobre essa questão. Agora, dizer que o sindicato não está fazendo nada, está totalmente fora de questão. Continuamos trabalhando, mesmo com a pandemia, claro, respeitando as normas de saúde e na forma de plantões dos funcionários. Já quanto a desfiliação, penso eu que seja algo pessoal dele. O servidor público sabe o quanto é importante um sindicato forte e sabe também dos benefícios que lhes são resguardados quando fazem parte de um sindicato, que inclusive tem inúmeras ações prestes a serem revertidas em resultados positivos” declarou Wanderley Ricardo Campos, presidente do Sindicato, ao Vilhena Notícias.

Servidores pedem cautela

O apelo para enfraquecer o sindicato não contou com apoio, ao menos no grupo do Sindsul. A reportagem teve acesso ao posicionamento de outros servidores sindicalizados. (Veja abaixo.)

Quem é Daniel, o motorista

Daniel Pereira de Carvalho (47 anos) ingressou no quadro de servidores municipais através de concurso público em fevereiro de 2002, para o cargo de auxiliar de serviços gerais. Desde julho de 2018 ele dirige uma ambulância do Hospital Regional de Vilhena. O cargo requer curso preparatório específico para o exercício da função.

A ascensão profissional dele foi conquistada com a eleição do atual prefeito Eduardo Japonês (PV).

Daniel também trânsita em grupos políticos locais. Em 2016 ele concorreu pelo PSB ao cargo de vereador nas eleições municipais em Vilhena, mas não foi eleito.

Motoristas concursados

A reportagem verificou o resultado do último concurso da prefeitura e encontrou mais de 20 candidatos aprovados para o cargo de motorista. Eles permanecem à espera de convocação.