O secretário municipal de comunicação, Esteban Labajos esteve na redação do Vilhena Notícias na quarta-feira, 18 de outubro, e apontou os principais avanços na saúde, educação e obras no município de Vilhena durante os 10 meses de gestão Rosani Donadon. Ele também anunciou que, em comemoração aos 40 anos de Vilhena, este ano será realizada uma festa de três dias e com um bolo de 40 metros.
Secretário faz balanço dos 7 meses da administração Rosani Donadon e afirma: “Vilhena mudou muito”
Saúde
No setor da saúde, o mais afetado por dificuldades, não só em Vilhena, segundo o secretário, ele ressaltou a aquisição de novos equipamentos para o Hospital Regional, além de reformas dentro da unidade com a ajuda de empresários.
“Há muitos equipamentos chegando, semana passada, inclusive, a prefeita anunciou a chegada de 2 aparelhos completos de ultrassonografia, 50 biombos, 13 eletrocardiógrafos e 50 bombas de efusão”, disse.
Bombas de oxigênio que não estavam em funcionamento passaram por reforma e agora estão sendo usadas no hospital.
Esteban destacou também que no início do ano tiveram dificuldades em relação à ambulância. De acordo com o secretário, só havia uma no município, que quebrou semanas após a prefeita assumir o mandato. Atualmente o problema foi resolvido com a aquisição de mais veículos.
“O diretor do hospital, o secretário e a própria prefeita ligava para os municípios vizinhos, Colorados, Cerejeiras, para que eles emprestassem ambulância, hoje o município tem seis, entre outros veículos que foram reformados”, frisou o secretário.
De acordo com Esteban, os equipamentos conseguidos pela prefeita fazem parte de um pacote de R$ 8 milhões de recursos destinados a área e que Vilhena investe mais na saúde do que o previsto por lei. “O normal por lei é investir 25% de arrecadação do município, Vilhena está investindo 30%”, relatou.
Educação
Na educação, existem nove obras em andamento, entre construções, reformas e continuação de escolas, tanto na área rural quanto urbana.
O secretário salientou o início das construções de escolas nos bairros Moises de Freitas e Alphaville, e também a continuação da obra na escola próxima a Faculdade da Amazônia (Iesa), no Setor 29, que deverá atender os bairros Cristo Rei, Moises de Freitas,União e Marcus Freire.
“Perto do Iesa foi dado continuidade, ela estava parada, tanto que uma parte do telhado e a fiação foram furtados, porque não tinha ninguém lá, estava abandonado”, destacou Esteban, que frisou também a ampliação das escolas no distrito de Nova Conquista e Perobal.
Um problema resolvido dentro desses 10 meses de gestão foi o da merenda escolar, que segundo o secretário não recebe mais reclamações e sim elogios. Para as escolas, foram adquiridos equipamentos de moer carne, para oferecer uma merende de maior qualidade aos alunos.
Aniversário de Vilhena
Depois da realização do desfile de 7 de Setembro, que não acontecia há três anos na cidade, o secretário de comunicação anunciou mais um evento em Vilhena, o aniversário da cidade em novembro. Esteban informou que serão três dias de festividade e que será preparado um bolo de 40 metros.
“A prefeita já determinou que será feito uma festa que ficará registrada na história, assim como o 7 de Setembro que recuperou o ato cívico na cidade. Serão três dias de evento, na quinta 23, que será o dia principal, na sexta 24 e sábado 25”, disse.
O intuito é de que a festa de aniversário da cidade se torne um evento tradicional em Vilhena.
O evento será realizado pela Secretária Municipal de Esporte (Semec) e a Fundação Cultural de Vilhena, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Industria e Comércios (Semtic). O local ainda não foi definido.
Obras
Na área de obras, o secretário de comunicação disse que há muito trabalho sendo feito, principalmente na área rural onde estão realizando patrolamento e cascalhamento das estradas. Já na área urbana, destacou o auxílio no trabalho realizado para conter a cratera no final da Av. Curitiba. “Todas as máquinas foram disponibilizadas para ajudar na obra”, destacou.
Esteban apontou a realização do asfalto em parte do bairro Bodanese e em algumas ruas do bairro Marcos Freire.
Para o próximo ano também já está previsto o início do asfalto no bairro Cristo Rei. “Serão 25km de asfalto pelo Governo do Estado para o Cristo Rei, mas isso não sai este ano, ainda será feito o projeto e toda uma questão burocrática. O que já temos é a garantia do Governo do Estado de que vai fazer o asfalto, mas vai ficar para o próximo ano”, relatou.
Cratera
A cratera no final da Av. Curitiba, que causou muitos transtornos à gestão, será transformado em um local de esporte para os vilhenenses. Parcialmente recuperado e sem riscos de desabamento, o local que virou “ponto turístico” se tornará um ginásio.
“A prefeita está em Brasília e já anuncio uma emenda de R$ 1 milhão de reais para a construção de um ginásio esportivo onde era o buracão”, disse o secretário de comunicação.
Há também um projeto para recuperar um outro ponto onde também existia riscos de erosão, na Rua Jandaia, atrás da parte recuperada da cratera. A tubulação para o escoamento de águas já está sendo colocada no local.
Asfalto na Avenida Rondônia
Desde o início do ano, o asfalto da Av. Rondônia é cobrado pelos moradores de Vilhena. Não só essa, mas outras avenidas estão na mesma situação. O problema, segundo o secretário, são questões burocráticas da empresa responsável pela obra, a famigerada Projetus. Esteban disse que o Secretário Municipal de Planejamento, Valdinei Campos, está com a prefeita em Brasília para tentar resolver essa situação.
“A prefeita já anunciou que se a empresa não fizer, o asfalto irá ser feito com recursos próprio do município. A obra vai sair, estão apenas aguardando os trâmites administrativos da empresa, porque você não pode apenas romper com a empresa, você tem que esperar um tempo, e é por isso que está toda essa enrolação”, frisou.
Leia também: Prefeita assina documento para retomada das obras de pavimentação em Vilhena; veja ruas e avenidas beneficiadas
Vilhena como referência em Rondônia
O secretário de comunicação encerrou a entrevista contando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Vilhena viraram referências no estado.
“Tem gestores de outros municípios vindo até Vilhena para ver como funciona o trabalho e as ações que a Semma e o Saae, em parceria, tem desenvolvido em relação a coleta de resíduos sólidos e outras atividades ligadas ao meio ambiente”, disse.
Durante a semana, Esteban afirmou que pessoas de Porto Velho e Cacoal estiveram na cidade para ver como funciona o trabalho desenvolvido no município.
Um outro ponto em que Vilhena é destaque é na transparência. O secretário informou que o município atingiu 90% de transparência de suas ações, em uma avaliação do Tribunal de Contas do Estado.
“A administração municipal tem feito com que a população tenha acesso à suas ações. As audiências públicas, por exemplo, são divulgadas através do Facebook para que as pessoas que não podem ir possam assistir. Vilhena era o último na transparência, tinha menos 3%, hoje nós temos 90% e estamos adequando para aumentar esse percentual”, contou.
FONTE: Vilhena Notícias