Primeiro dia de Enem tem cerca de 70% de abstenção em Vilhena

Em Rondônia, o número de ausentes foi de 41.323 (63,74%)

2744
Provas foram aplicadas em 12 instituições de ensino de Vilhena, sendo 10 escolas estaduais, Unir e Unesc. (Foto: Divulgação)

Depois de algumas reviravoltas judiciais, o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo, 17 de janeiro. Dos 4.004 mil inscritos para fazer o exame em Vilhena, 2.771 faltaram no primeiro dia de prova. O número de faltosos representa 70% do total de inscritos.

Em Rondônia, o número de ausentes foi de 41.323. Sem contar os candidatos de Rolim de Moura e Espigão do D’Oeste – que não tiveram a aplicação das provas suspensas por decreto municipal –, o índice de abstenção ficou em 63,74%. No país, abstenção ficou próximo a 50% por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus, anunciaram agora à noite o Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)

Neste primeiro dia de Enem, os candidatos responderam a 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Linguagens; além da redação, que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Ao todo, foram cinco horas e trinta minutos para concluir a prova.

As provas do Enem 2020 seriam aplicadas em novembro do ano passado. Por conta das medidas de distanciamento social exigidas em meio à pandemia do coronavírus, o exame recebeu as novas datas para 2021.

Protocolos de biossegurança

Para diminuir os riscos de contaminação durante a prova, o Inep estabeleceu alguns protocolos de segurança nesta edição. Além do uso de máscara pelos candidatos, os aplicadores e fiscais da prova precisaram estar equipados com máscaras, luvas e face shield.

Portas e janelas das salas ficaram abertas, e os aparelhos de ar condicionado, desligados. Os candidatos foram autorizados a levarem álcool em gel para higienizar as mãos. Nas redes sociais, muitos candidatos elogiaram a organização nos locais de prova. “Eles [organizadores] deram todo o suporte, álcool em gel e máscara. Foi bem tranquilo”, escreveu uma estudante.

Há relatos de apenas seis alunos por sala. Tinham seis alunos fazendo a prova junto comigo [na escola] Genival Nunes”, escreveu outro candidato.

O segundo dia de provas será realizado no próximo domingo, dia 24. Os resultados serão divulgados de forma conjunta, no dia 29 de março de 2021.