Mais de 4 mil estudantes enfrentam o primeiro dia de prova do Enem 2020 em Vilhena

O candidato que se recusar a usar máscara de proteção facial poderá ser eliminado da prova.

2768
Provas do Enem serão aplicadas em 12 instituições de ensino de Vilhena, sendo 10 escolas estaduais, Unir e Unesc. (Foto: Reprodução)

Em Vilhena (RO), cerca de 4.004 mil estudantes devem participar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, neste domingo, 17 de janeiro, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O segundo dia de provas será realizado no próximo domingo, dia 24. Os resultados serão divulgados de forma conjunta, no dia 29 de março de 2021.

As provas do Enem 2020 seriam aplicadas em novembro do ano passado. Por conta das medidas de distanciamento social exigidas em meio à pandemia do coronavírus, o exame recebeu as novas datas para 2021. No país, as vidas perdidas por conta da pandemia do novo coronavírus totalizam 208 mil, segundo o painel do Ministério. Em Vilhena, 105 pessoas morreram em decorrência do coronavírus. A cidade tem 935 casos ativos.

Veja os horários do Enem 2020 (1º dia)

  • Abertura dos portões – 11h30 (horário de Brasília), 10h30 horário local.
  • Fechamento dos portões – 13h (horário de Brasília), 12h horário local.
  • Início das provas – 13h30 (horário de Brasília), 12h30 horário local.
  • Término das provas (1º dia) – 19h (horário de Brasília), 18h horário local.

O que levar?

De acordo com as orientações do Inep, é obrigatório para todos os participantes do Enem 2020 levar o documento de identificação original com foto e caneta fabricada em material transparente e de tinta preta para a prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é recomendado levá-lo para auxiliar na localização do local de exame.

Medidas de biossegurança

Para este ano, o uso da máscara de proteção facial é obrigatório durante a prova e é aconselhável que os candidatem levem álcool em gel. O participante que não usar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a covid-19, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020“, informou o Inep.

O número de participantes por sala foi reduzido e a ocupação será de 50% da capacidade máxima de cada sala. De acordo com as orientações do Inep, os candidatos que fazem parte dos grupos de risco em relação à covid-19 devem ficar em salas diferenciadas, com ocupação de apenas 25% da capacidade máxima.

Também é indicado que os participantes levem água e um lanche para consumir durante o longo período de provas.

Formato da prova

  • 4 provas objetivas
  • 180 questões
  • 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias
  • 1 redação: 7 linhas no mínimo; 30 linhas no máximo
  • Texto dissertativo-argumentativo a partir de situação-problema

Proibições nas salas das provas

Borracha, corretivo, chave com alarme, artigos de papelaria, impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros, manuais, régua, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos (celulares, calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes), fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.